CURIOSIDADE DO VIZINHO (BVIW)

Havia um senhor que odiava um retrato fixado na parede de sua casa. Bem, esta foi a conclusão que cheguei, porque podia ouvi-lo diversas vezes pedindo para a esposa:- Maria, retira o retrato da parede!

Deveria ser uma imagem repulsiva para ele com frequência pedir a Maria que retirasse o bendito retrato. A vizinha do lado direito demonstrava mesma curiosidade que eu em querer ver o tal quadro repulsivo. Alguns dias, Maria mais atarefada ou chateada, reclamava: - Ah, homem, tira você mesmo! Que coisa, tudo eu!

Esse ritual quase mensal durou anos até o casal mudar-se para perto do filho caçula. A casa ficou à venda, surgindo a chance de conhecer sobre o retrato. E com a desculpa do interesse no imóvel, entrei na casa percorrendo os olhos pelas paredes. Qual espanto quando vi um retrato bem antigo de uma fazenda deixado para trás. Seria ele que tanto importunou o Percival, e me aguçou a imaginação? Retirei-o da parede, e detrás dele a resposta para as perguntas. Havia um cofre! Era por isso que de tempo em tempo o Percival pedia para Maria retirar o retrato da parede. Era onde guardava suas economias, e possíveis objetos de valor. Recoloquei o retrato, e lá na parede ficou ele, detentor do segredo, que agora revelo.