Cantiga de São João* (18/06/2019)
...Voam os balões e entram os ladrões, anunciando a gastança. Nos terreiros, fogueiras de enganação... - Tem milho não? Cadê a brincadeira de adivinhação? "Vixe", tá doido, é? "O jumento é nosso irmão" e tome "lapada" no lombo do burro pra apressar a carroça, no desfile de abertura; e o bosteiro pelas ruas... - Quem cagou lá, aqui e acolá?
O trio 'pé de serra' não é mais tradição, agora chama freguês em porta de loja; políticos de mão em mão... O abraço que abraça o amigo abraça o inimigo; rapazote sem camisa: "beijei mais uma..."; é "bebo bosta" descendo a ladeira, é piriguete ostentando o buzanfã, é safadão, é avião, é sertanejo... - Agora, lascou!! - Quando vai começar o forró de verdade? Gritam os que não têm vez. E tome vaia no prefeito...
É quadrilha estilizada (?); é o dinheiro azul e branco indo embora, pelo ralo... É o kit miserê, é o kit camisinha, é o casamento matuto, é o vestido de chita... - E haja mijo, na marcação do território. Carro em cima de calçada, por falta de estrutura e também de educação. "Aqui tem mulher com força", diz o panfleto. E a mocinha nem imagina o que é ficar buchuda. É o "choramingo" do menino, com medo dos estampidos... - Ou será que acabaram os fogos de artifício?.
É barraca de "fulerage", uma colada na outra; parentes da capital; casas para alugar, com seiscentos inquilinos; é cheiro de UDV; é o cheque especial; é parque de diversão; é o padre preocupado em perder para o diabo; é a bandeirola tremulando no abandono e o ornamento onerando o orçamento; é a cidade enfeitada de lamento; é o vereador no camarote, "tomando Ciroc" e o povo no pavilhão abestalhado com o "alarido"; Vendedor ambulante: - Água, refrigerante e cerveja; o barraqueiro que tá lá por ter pagado propina, eita sina! A família foi também, mas não tinha lugar não e deu um "anarriê" para trás; só ficaram os que são - pegadores do "sol com a mão"; e nesse marzão só se vê um punhado de inocentes - E a inocência é um grande pecado.
Êita que o povo paga caro, mesmo que a festa não seja para ele. E entra ano e sai ano, vai de novo... E vai de novo... E vai de novo... "Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo"... - Veja isso não, "ôxente", eu furo teu "zói"...