Pressa e Gafe

Erro tanto nos meus improvisos (era como Odorico chamava os seus pronunciamentos) ou maltraçadas que confessá-los é algo até desnecessário. Tem mais: as minhas desculpas esfarrapadas de que escrevo na hra que nem caldo de cana apenas escancaram o fato de que sou mesmo um cara relaxado. Que fique claro que não estou me referindo somente as falhas gramaticais que são flagrantes e decorrem do meu português ruim ou péssimo. Isso já virou até piadas, até de amigos e parentes.

Mas pior que os erros gramaticais são os de troca de nomes , datas e até narração de fatos de forma diferente. Sao gafes monumentais. Nenhuma maldade, mas coisa de véio trapalhão. Foi o que aconteceu recentemente, foi algo tão absurdo que além de ficar surpreso ate ri de mim mesmo. Mas um riso envergonhado. Quem me chamou a atenção foi um comentário de Williams (nao autenticado mas daqueles que só ajudam). Ele comentou sobre a maltraçada "Canudos". Apenas perguntou: "O nome do Conselheiro não era Antonio Vicente Mendes Maciel?". Detalhe: eu havia colocado que o nome verdadeiro de Antonio Conselheiro era, pasmem, Virgílio Pereira de Almeida.Fui conferir e Williams tinha razão. Confesso que fiquei muito mais curioso qe triste com o erro monumental. Perguntei aos meus botões:- Porra, onde dnado fui buscar esse Virgílio? Não lembrei de imediato, minha memória recente é uma merda.

Mas no outro dia comentei o fato com familiares e o mistério do Virgílio, quando minha neta (estudante de Direito e muito esperta e divertida) riu e disse em alto e bom som: - Véio caduco, fui eu quem achou pra tu esse Virgílio no Wikepédia. Então me lembrei. Estava rascunhando a maltraçada e pedi a ela que procurasse no Google o nome verdadeiro de Antonio Conselheiro. Pedi que ela acessasse novamente. Ela fez isso, acessou o Wikepédia "Canudos" e a lista "Combatentes". Há das colunas de nomes, a esquerda a dos defensores de Canudos e na direita os que combateram Canudos, os militares. Acontece que como um nome fica ao lado do outro, a neta pensou que Antonio Conselheiro tinha como nome próprio Virgílio Pereira Maciel, que fora o primeiro comandante a atacar Canudos. Vou ser sincero, sei que errei mas a neta ão errou, Ela raciocinou ceto, o erro maior é do Wikepédia, devia colocar de outro modo esses nomes. Mas taí a explicação.

Agradeço a Williams, sei que ele vai detectar outros erros e me ajudar. A pressa e a fala de atenção geram as gafes. Sou caso perdido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2019
Código do texto: T6723779
Classificação de conteúdo: seguro