I n t u i ç ã o

Estou cansado do debate político. Não vou abandoná-lo porque não sou omisso, mas vou reduzir esse samba de uma nota só. Mas sou alguém sem muita determinação. Sou um véio caduco viciado em política, mesmo sem ser político. Vamos, pois, ao forró desta manhã.

Acho mesmo que devemos agir com precaução, analisando os prós e os contras, decidir à luz da senhora razão porque prevenir é melhor do que remediar. Correto? Sim, mas há controvérsias. Digo isso porque nem sempre o ser humano age com base em análises, exames, burocracia racional. Não raro, agimos com base na nossa intuição. Naquele palpitezinho soprado pelo coração ou sei lá por quem, aquele força irresistível que vem de dentro da gente.

Tudo bem, respeito e até admiro aqueles que se esforçam para seguir a cartilha (ou será camisa de força?) da razão. Os precavidos até com exagero. Respeito, mas acho que alguns são meio tristes, a alma deles é burocrática. São pessoas muito austeras, riem pouco e, penso, não são felizes. Vejam que os que agem quasse sempre pela intuição embora errem paca, são alegres e felizes porque tiveram o prazer se seguir o impulso, a intuição, o sopro que foi ditado de dentro deles, aquela vozinha que parece dizer; - Faça assim!.

Um cara muito criativo e vencedor, um dos gênios da tecnologia, Steve Jobs disse o seguinte:

"Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo o resto é secundário". Bingo. Já pensaram se ele nao tivesse ouvido e seguido sua intuição? Não teria realizado nada. Gosto também do que disse Samuel Butler:

"Avida é como a música. Deve ser composta de ouvido, com sensibilidade e intuição, nunca or normas rígidas".

Mas acho ainda mais bonito o que afirmou Clarice Lispector:

"Ser intelectual e usar sobretudo a inteligência, o que não faço: uso a intuição, o instinto".

É isso aí, o instinto, a intuição, o que manda o coraçao Se nçao der certo, a gente tenta de novo. Ser obcecado pela racionalidade é coisa de careta. Inte.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2019
Código do texto: T6723756
Classificação de conteúdo: seguro