O São João da preguiça* 24/06/2019

O dia 24 de junho é um feriado municipal, em Patos. A lei, de autoria do vereador Pedro Alexon, já falecido, enaltece as tradições populares e valoriza a festa que ganhou proporções gigantescas, em nossa cidade.

Pronto, justificado!

Porém, como não houve São João em 2019, o feriado perdeu o sentido prático. Pelo menos, "não houve", nos moldes do que vinha acontecendo, desde o final dos anos 90.

A festa, que começou à rua Epitácio Pessoa, centro da cidade e depois foi transferida para o "Terreiro do Forró", no Jardim Califórnia, sempre oferecia atrações nacionais que se apresentavam para uma multidão de forrozeiros nativos e turistas.

Este ano, apenas o São João cultural foi realizado na vila São João: uma cidade cenográfica montada na lateral da praça Getúlio Vargas, com apresentações artísticas locais.

Feriados, geralmente, são associados a dias de preguiça. E como não temos: São João, dinheiro, fogueira e balão..

É descansar mesmo, sem esquecer de rezar para que os Santos da tradição nos tragam a festa junina de volta no ano que vem.

(...)

"O balão vai subindo

Vai caindo a garoa

O céu é tão lindo

E a noite é tão boa.

São João, São João

Acende a fogueira do meu coração".

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 19/08/2019
Código do texto: T6723642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.