VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE ANITA GARIBALDI? * 8h00min.

No Youtube, há vários vídeos documentários sobre as emigrantes, com destaque aos alemães e italianos, os primeiros sofreram severas descriminações, durante a Segunda Guerra Mundial, muito embora uma boa parte deles, já estivesse na segunda e terceira geração, nascidos em nosso país, era terminantemente vedado a eles falar em seu idioma de origem...

Recentemente assistimos sobre os italianos, em que em dado momento foi mostrado uma estátua na Itália, homenageando a personagem que dá título a nossa singela crônica...

Nasceu na pacata e histórica cidade catarinense de Laguna, * embora muito jovem trouxesse em sua alma os desejos de “mudanças”, visto que os “atritos” entre governantes e governados, sempre existiram, os que estão no poder, querem permanecer, mas há os que são contra e as desavenças são inevitáveis...

Em 1839, numa pacata manhã, a cidade acordou em sobre salto, pois estava sendo invadida com uma pequena fragata pertencente à Revolução Farroupilha, que agora se aventuravam também a fazê-la pelo mar.

Laguna foi facilmente dominada, estava sendo comandado pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldo, então no vigor de seus 35 anos, na cidade havia uma jovem de 18 anos, que se encantou com o revolucionário, pois comungava os mesmos ideais, amor a primeira vista, de pronto o acompanhou, logo depois ela teve o seu primeiro “batismos de fogo”, pois a esquadra dos que defendiam o poder constituído, o regime monárquico, praticamente dizimaram a pequena esquadra dos revoltosos, milagrosamente se salvaram ele e que seria sua futura esposa...

Acabaram ficando certo tempo em Montevidéu, finalmente foram para Itália, pátria de Garibaldi, que se tornara realmente seu esposo...

A Itália vivia momentos tensos, de instabilidade na política e economia, era um país dividido, algumas regiões sob o domínio Frances, o revolucionário Garibaldi e, mas um pequeno exército agregado por ele, se lançavam em várias batalhas, cujo objetivo maior era a unificação de seu país, agora acompanhada por sua esposa, quando repentinamente é seriamente ferida, que culminou na sua prematura morte aos 27 anos...

Nunca mais voltaria a sua amada cidade, que a viu nascer, crescer e os sonhos da juventude de um país mais justo e solidário, não deixa de serem a vida de cada um escrevendo sua história, umas boas e outras nem tanto.

No final não deixa de ser uma mulher que viveu muito além de seu tempo, em que a figura feminina, era uma incansável “servidora” de seu marido, sem direito a idéias próprias, pois grande parte dos “homens” as colocava em situação inferior... 8h43min. Um bom domingo aos nossos prezados leitores (as)

Curitiba, 18 de agosto de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Laguna foi fundada em 29 de julho de 1676

*Ana Maria de Jesus Ribeiro, mas tarde Anita Garibaldi, nasceu em 30 agosto de 1821, Laguna SC faleceu em Ravena Itália, em 4 de agosto de 1849, portanto a 170 anos. “Foi revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com seu marido Giuseppe Garibaldi. Por este motivo é conhecida como a “heroína de dois mundos”...

Giuseppe Garibaldi, nasceu em 4 de julho de 1804, Nice, condado de Nice Reino de Sadenha. Faleceu em 2 de julho de l882, 74 anos, Caprera, La Maddalena, Itália.

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensepiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/altores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/08/2019
Reeditado em 18/08/2019
Código do texto: T6723006
Classificação de conteúdo: seguro