C a n u d o s

Para mim (devo estar errado, o que não é novidade), a única revolta popular ocorrida no Brasil foi a chamada "Guerra de Canudos", no sertão do nordeste. Digo isso porque ela não contou com a participação de nenhum setor da oligarquia. Foi uma resistência eminentemente popular, do ovo. Tudo bem, foi incentivada por um fanático, Virgílio Pereira de Almeida, o chamado Antonio Conselheiro. Mas isso não descaracteriza o caráter bravo e popular da revolta e resistência de Canudos (no sertão da Bahia). A intolerância contra a formação dessa comunidade partiu dos latifundiários e da Igreja Católica.

Euclides da Cunha, no clássico "Os Sertões"descreve e disseca episodio. No entanto, compreendemos melhor o assunto lendo o romance "A Gerra d Fim d Mundo", do escritor peruano Vargas Lllosa. É um absurdo que nenhum romancista brasileiro tenha tentado romancear aquele movimento.

Canudos enfrentou ações de guerra por ate d Exército. Conseguiu vencer várias batalhas, até coronel Moreira César ( o Corta-Cabeças)fi morto em batalha. E logo depois outro comandante. Foi preciso uma expedição especial co a elite do Exercito, várias tropas e armas de todo tipo, muito canhões para vencer Canudos. Venceram, mas Canudos caiu de pé. Não é preciso desenhar a crueldade dos militares, eles degolaram todos os sobreviventes. Simples assim. Chamarm a essa cruedade deaã "Garganta Vermelha".

Não concordo com s fanáticos, acho o fundamentalismo religioso um perigo. Mas episódio de Canudos demonstrou algo emocionante: o povo é capaz de resistir a quaisquer tipos de força. Canudos ilumina os fracs e encadeia os qe se acham fortes. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/08/2019
Código do texto: T6722251
Classificação de conteúdo: seguro