Caldeirão e Jatinho

Ontem num dos seus improvisos o presidente alfinetou o global Huck, o qual teria dito numa palestra dado a atender que ele seria o fim de um capítulo, uma leve censura ao governo. Discordou.. Foi retaliado como tendo adquirido um jatinho com juros subsidiados com recursos do BNDES. Ora, à primeira vista não se pode condenar alguém por comprar um jatinho. Por curiosidade dei uma pesquisada no assunto. Não foi preciso ir muito longe porque a FSP colocou matéria sobre o fato.

Vou tentar resumir. O apresentador Luciano Huck usou, em 2013, um empréstimo de R$ 17,7 milhões do BNDES para comprar um jatinho particular da Embraer. O financiamento com base no Finame (programa para aquisição de máquinas e equipamentos) teve como beneficiário a Brissair Serviços Técnicos e Aeronaúticos Ltda, do qual Luciano e Angélica Huck são sócios, e o Itaú como instituição financeira. Detalhe: os juros do empréstimo foram de 3% ao ano, com 114 meses de amortização para o pagamento. A compr foi feita com dispensa de garantia de investiento. Os juros foram subsidiados, enquanto a TJLP era 6,75 , os juros ficaram em 3%, assim o Tesouro complementou a diferença. O jatinho tem como finalidade transportar o apresentador para seus deslocamento para gravar seus shows duas vezes or semana. Parece que o jatinho hoje pertence ao Itaú mas serve a Huck.

Acho que essa história precisa de mais esclarecimentos, principalmente por parte de Huck e do Itaú, já que ele tem convênio com o BNDES para operar com o programa Finame. Pessoalmente pensava que o Finame só finaciava máquinas e implementos ara a agropecuária e indústria. Aoutra constatação é que Huck se valeu de juros subsidiados, o que vai de encontro a sua postura de condenar privilégios. Apesar do tom de provocaçã, o presidente fez uma crítica que tem certa base. . A gente precisa ser independente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/08/2019
Código do texto: T6722236
Classificação de conteúdo: seguro