I n c i t a t u s
Segundo a imprensa, o presidente do PSL. o deputado pernambucano, Luciano Bivar,se dúvida um expert em história, chamou a atenção por citar a Ida Média para defender a indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador do Brasil nos EUA.
Justificou a sua bajulação explícita afirmando que na antiguidade os soberanos nomeavam seus filhos e parentes para quaisquer cargos.
Realmente, independente até da justificativa de terem experiência em fritar sanndubas e falar mais ou menos português, espanhol e inglês o nepotismo era algo absolutamente normal e aí de quem contestasse. Mas como toda bajulação essa do deputado foi como uma espécie de tiro no pé.
Sim, porque fez as pessoas pesquisarem a história e... lembrassem que Calígula, o imperador louco (que fez e ainda continua inspirando malucos) chegou a nomear senador e cônsul o seu cavalo de estimação "Incitatus". Esse cavalo fora trazido da Espanha, possuía as maiores mordomias e era tratado e cuidado por um séquito de especialistas. Nao se sabe se ele dava pitacos em política exterior, mas participava das reuniões do senado, afinal era considerado o fiho zero um do imperador louco.
Sei não, mas o deputado pernambucano foi infeliz na sua puxada para justificação do presidente, falou no há pito do nepotismo na história. E lembrou até Calígula e Incitatus. Ah, a história. Inté.