A IMAGEM DIANTE DO ESPELHO

A sua imagem esguia e elegante fazia com que a juventude lhe parecesse eterna. Os olhos levemente arredondados combinavam com o rosto emoldurado por uma bela cabeleira, clara, mas, porém brilhante. Tinha um porte elegante e atlético e ainda que a vida lhe tivesse trago alguns problemas, ela continuava desfilar a sua elegância pelas ruas da pequena cidade onde morava. Embora o sonho de ser aeromoça tivesse que ter sido adiado por um tempo, conservava em si a postura de quem nasceu para estar nas alturas. Vestia-se de forma sóbria, mas, contudo de um extremo bom gosto. Sua voz poucas vezes teve o tom alterado e nas poucas vezes que isso ocorreu foram lapsos tão rápidos que não dava nem para os incautos perceberem. Lá estava ela, três décadas de elegância e bom gosto mesclado com serenidade e absoluta certeza de como e onde queria chegar. Preparou-se num belo dia e quando se arrumava de manhã no espelho, ajeitando os cabelos levemente ondulados, pensou para si mesmo: chegou o momento de dar uma sacudida e ser mais eu mesma. E foi assim que ela numa manhã qualquer decidiu que iria ser dona do próprio negócio. A antes aspirante de aeromoça, agora iria se tornar uma empresária. Com certeza a sua fisionomia contribuía muito para esse novo momento. Por um instante pareceu que o coração lhe batia mais acelerado pela hesitação ou pela ansiedade. Era mais um passo que estaria dando e normal que esses sentimentos viessem a tona. Como sempre acontecia sentiu o rosto enrubescer com esses sentimentos afinal de conta havia decidido romper com paradigmas e não poderia voltar atrás. Voltou a sorrir para si mesma. O espelho do lavabo naquele dia parecia mostrar-lhe o reflexo não do corpo, mas da sua alma. Olhou para aquela mulher determinada, corajosa, que ela via na sua frente e que por um tempo pareceu adormecida ou ausente, afastou a hesitação e ansiedade como quem afasta o fio de cabelo fora do lugar e passando o batom nos lábios, com mão segura, disse a si mesma: vamos lá, é o momento de você fazer por você mesma. Acabou de se arrumar quando ouviu o toque do celular. Atendeu. Era seu contador dizendo que tudo estava pronto. Mais uma olhada do espelho e saiu resoluta. Estava indo para a inauguração da loja que a partir daquele dia seria sua.

Uma homenagem muito especial a minha grande amiga e agora empresária Franciane Berger