O MELHOR SÓCIO DO MUNDO
Muito do sucesso de qualquer negócio depende da qualidade do sócio que arrumamos. Se forem desafiadores, parceiros de fato e comprometidos com melhores resultados, certamente ajudarão a alavancar a empreitada. Já se forem mesquinhos, sacanas, egoístas etc., a chance de quebrar a cara será enorme. Fico pensando no que acontece quando alguém pensa/acredita que tem Deus como sócio. Sem entrar no mérito do que levou a se convencer disso (influência de alguém ou de alguma instituição, leitura, lavagem cerebral etc.), essa sociedade, ou suposta sociedade, traz um tempero especial ao trabalho. Normalmente, quem está nessa situação, costuma dar o dízimo, 1/10 dos ganhos, à entidade religiosa ou mentor que tiver, como se estivesse, por tabela, entregando o valor à Deus. E com o Criador na qualidade de sócio, terá um empenho exponencialmente maior pra ganhar mais, superar obstáculos e, especialmente, ultrapassar seus próprios limites. Assim, tudo o que faturar terá essa conotação, esse diferencial. Os problemas que sempre aparecem ao longo do percurso serão meros "sinais" divinos pra ampliar sua resiliência e redobrar os ânimos. Bem diferente das pessoas "normais", que sofrem com as dificuldades, se vitimizando e até pensando em recuar e desistir de continuar na batalha. Ter Deus como parceiro e acreditar piamente nisso, independente da forma como isso se deu, facilita a ser manipulado por terceiros, que vão utilizar sua fé como rédea pra induzir a tomar certas atitudes, estabelecendo um vínculo de dependência bem perigoso e até cruel muitas vezes. Esse é o outro lado da moeda, o "preço" pra validar a sociedade, ou suposta sociedade, divina - fato nem sempre será claramente percebido ou aceito. Uma última reflexão: será que Deus "concordou" em ter a pessoa como sócia? Ou foi estabelecida a tal sociedade à sua revelia, como se alguém tivesse uma procuração assinada por Ele com firma reconhecida pra estabelecer vínculos societários por aí afora?