MINHA PROFESSORA É CEGA!

No dia 31 de agosto finalmente iniciei meu trabalho em sala de aula. Aproveitei para falar sobre formas de avaliação e a didática das aulas. Demonstrei todo meu respeito e sinceridade diante da turma, pedi a colaboração de tod@s, para que a nossa experiência em sala de aula fosse produtiva e feliz.

Respondi perguntas sobre minha vida pessoal, alguns estudantes, tinham curiosidade de ver meus olhos e, é claro que eu mostrei, falei também, da minha formação acadêmica, do lugar em que nasci. O mais interessante de tudo neste momento foi que nós combinamos formas de diálogo durante as aulas, frequência e tipos de atividades.

No primeiro dia de aula, solicitei em cada turma, que fosse criado um grupo de Whatsapp, pois, é através dele, que faço a lista de frequência e mantenho o controle de atividades e pontuação de cada estudante. Aproveito todos os momentos para falar sobre a importância da acessibilidade para que eu consiga ministrar as aulas.

Até o momento, em todas as turmas que estou trabalhando, estou recebendo muita colaboração e já conheço muitos dos meus alunos e alunas pela voz ou pelos movimentos corporais.

Todos tem demostrado compreenderem a importância do silencio, no momento em que eu falo ou quando um colega fala. Todos percebem o quanto é importante a organização da turma para que eu possa me localizar no espaço e conhecer as pessoas.

Durante nossas aulas, acontecem situações extremamente engraçadas e assustadoras para os alunos, por exemplo, numa das minhas turmas de sexta feira, enquanto, eu estava explicando o conteúdo da aula, havia uma aluna, no final da sala ouvindo música com um fone. Aí, dei uma pausa na aula e identifiquei o local em que ela estava sentada e olhando na direção dela disse com um tom de voz amigável: você pode ouvir esta música em outro momento, o som está muito alto e está prejudicando meu raciocínio. A aluna tirou o fone do ouvido e ficou em silêncio, fez diversos gestos horrorizada, tentando entender como eu sabia que ela estava com fone no ouvido. Geralmente, meus alunos e minhas alunas, ficam assustados, mas, demonstram gostarem, quando eu passo por eles num dos corredores da escola e falo seus nomes. Em diversos momentos ouço sussurros de estudantes falando, é incrível como ela conhece a gente, como será que ela faz isso?

Ainda não sei quais são as percepções e compreensões dos meus alunos e alunas sobre mim e também, ainda não sei quais são minhas percepções e compreensões sobre eles e sobre todas as pessoas que trabalham nessa escola. O que sei é que esta experiência de trabalho está sendo muito produtiva, sincera e feliz!.