Ser pai
Ser pai: eis uma tarefa complicada. Se já é difícil ser, ser pai parece-me mais grave. Ser pai é perigoso. É como dirigir uma nação desgovernada, apagar incêndio com álcool, cuspir para cima, declarar guerra aos EUA, avançar o semáforo, pular de bungee jump sem paraquedas. No meu caso, muito deliberadamente, não sou. Nem o biólogico nem o afetivo nem o patólogico... Nem sei se serei algum desses um dia, ou todos eles. E por quê? Basicacamente porque não encontrei o porquê nem o para quê?
Tenho um colega que, em breve, vai ser. Não por querer, mas por "acidente". Aconteceu de em uma noite muito iluminada, as estrelas estarem assim bem próxima dos dois enamorados e os presenteado com uma estrelinha, que agora terão de lhe dar um nome, um lar, as vacinas regulares, as refeições diárias. Estaria tudo bem, se, à exceção das vacinas, que o governo por ora se encarrega de fornecer, eles tivessem as demais exigências. Desempregados, morando na casa dos pais, já já serão pai e mãe de família, sem as concessões da juventude e com as obrigações dos adultos. Por enquanto, se vez outra ocorre de brigarem, é por conta da indecisão quanto ao nome da criança e ao enxoval, mas logo, logo será sobre a conta de luz a vencer, as companhias do filho, a profissão que ele seguirá, o corte de cabelo que terá, o batismo a receber.
E como possivelmente a criança vai crescer na cidade, precisará apreender a movimentar-se no cimento. Ser, desde cedo, instruída a subir elevadores, a dar ''Bom dia!" a desconhecidos, a ler cartazes, a fazer cálculos, a respeitar o semáforo e a polícia... E quem ensinará tais condutas senão os pais? Ser pai, como quase tudo na vida, à exceção de exceções que julgo excepcionais,é, além de perigoso, trabalhoso. Deve-se ser exemplo primeiro ao filho; ter inclinação para ouvir e menos para repreender; dispor de noites em claro; abrir mão do individualismo tão seu e doar amor. Eis, a meu ver, algumas das atribuições do ser pai, muitas das quais, admito, andam em desuso. Culpa do Mercado, que as estrelas nada têm a ver com isso.