SÁBIO TROPEIRO PIAUÍ.

SÁBIO TROPEIRO DO PIAUI.

Como sabemos no século XVIII/XI no Brasil os tropeiros eram uma das classes mais importantes fazendo integração e prestando bons serviços.

No interior do Piaui, São Raimundo Nonato, no tempo que era do tamanho de um estado havia um tropeiro especial. Seu Jacó um negro velho muito sábio. Era médico, prático, parteiro, fez serviço de padre, delegado- juiz e professor, profeta e sanfoneiro de oito baixos.

Viajava de sua região a Petrolina-Pernambuco, Picos-Piaui, e Remanso-Bahia. Em uma dessas incansáveis viagens ele parou em um lugar perto de uma casinha de sapé. Justamente na hora em que uma mulher tinha dores de parto. Ela desesperada mandou uma criança chamar seu Jacó, pois sabia que ele fazia de tudo um pouco e bem. Seu Jacó chegou onde a mulher se contorcia, mas não deixou a criança nascer. Segundo ele era melhor a criança nascer em horas fechadas entre (11/45 a 13/45). Assim esse inocente poderia não ter sorte com coisas matérias, mas seria um sábio no futuro.

Em uma travessia estavam dois homens quase se acabando no facão, por causa de uma abelha, que os dois diziam ser sua. Jacó teve de intervir. Perguntou quem achou a abelha, um disse que foi ele, mas outro também achava que tinha parte porque era perto da casa dele. Jacó sugeriu que cada um ficasse com metade do mel e com a vida, era bem melhor que um ter de morrer. Eles pensaram um pouco e tudo acabou bem.

Em outra parada tinha uma festa missa de batizados casamentos, mas o padre morreu. Para não ficar para o ano vindouro, eles foram a Jacó para batizar e casar os noivos. Jacó assim fez batizou e casou os eu estavam ali. Na festança seu Jacó ainda fez bonito na sanfona de oito baixos.

Em Simplício Mendes onde vivia um povo de origem desconhecida, hoje chamamos de marotos. Meu povo. Jacó viu umas crianças com muita vontade de prender ler escrever. Jacó mandou o pai delas comprar material e quando passava lá dava e recebia lição dos meninos. Como eram esforçados logo estavam alfabetizados. Quando Jacó não ia na viagem com a tropa, eles escreviam ao mestre que respondia pelo mesmo portador, outro tropeiro. Seu Jacó foi muito importante na vida de tropeiro. Com essas crianças ele abriu outro mundo o do saber. Imagino que do outro lado da vida foi bem recebido, pois fez o bem aqui. Assim foi parte da vida de um tropeiro sábio do Piauí.

ADÃO Nhozinho.

Nota: tropeiros maioria sabia ler, contar e escrever entre outros saberes.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e cavalo

A imagem pode conter: árvore e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Adão Souza Lina

Adão Souza Lina PETROLINA-PE, PICOS-PIAUÍ E REMANSO-BAHIA: TROPEIRO SÁBIO POLIVALENTE DO MEU PIAUÍ.

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 08/08/2019
Código do texto: T6715764
Classificação de conteúdo: seguro