EX

Segundo o dicionário trata-se de preposição de origem greco-latina com significado de que algo está fora ou não se enquadra naquele substantivo ou adjetivo ao qual, por hífen, esteja ligado.

São exemplos ex-marido, ex-prefeito, ex-aluno, ex-padre, ex-militar, etc. e consequentemente ser ex alguma coisa deve também significar a perda das prerrogativas de tal cargo ou status.

Deveria, mas no caso de ex-presidentes da República Federativa do Brasil a lógica não se aplica, porque alguns legisladores, talvez para atender aos próprios interesses escusos, criaram a Lei 7474/1986, mais Decreto 1347/1994 que determinam que a Nação deve manter as regalias a todos aqueles que feliz ou infelizmente ocuparam o maior posto da hierarquia do poder Executivo, independente das situações financeira, social, política ou criminal em que se encontrem pelo resto de suas vidas.

Temos seis ex-presidentes (de Sarney a Temer) e para os quais, nós contribuintes, pagamos gordas aposentadorias, mais dois assessores, mais quatro servidores para segurança e apoio pessoal, mais dois veículos oficiais (com motoristas) para uso dentro do país e pagamos a locação de veículos quando em viagem pelo exterior.

Além disso, FHC, Lula e Dilma ainda gastam com o Cartão de Crédito Corporativo cujas faturas são também pagas por nós.

Precisamos reescrever as Leis Brasileiras para que absurdos dessa qualidade sejam corrigidos e para que tenhamos a certeza de que nós somos iguais perante a Lei, conforme determina a Carta Magna.

Iguais, todos nós, independente do que fomos, somos ou venhamos a ser.