Frustração de leitor limitado
Gosto demais de ler. Para mim é o lazer predileto. Sou até, reconheço, viciado na leitura. Mas sou um leitor compulsivo frustrado. Motivo: não consegui ler o romance "Ulisses", de James Joyce. Confesso que tentei várias vezes, mas não tem jeito, sempre desisto. Comparo co o esforço que fiz para aprender jogar xadrez e não consegui. Resumindo: sou um leitor limitado. Estou convicto disso. Detalhe: da primeira vez que tentei ler "Ulisses" eu fiquei até animado com o começo do livro:
"Majestoso, o gorducho Buck Mulligan apareceu no topo da escada, trazendo na mão uma tigela com espuma sobre a qual repousavam cruzados um espelho e uma navalha de barba. Um penhoar desamarrado, flutuando suavemente atrás dele no ar fresco da manhã. Ele ergue a tigela e entoou: 'Introito al altare Dei'".
Mas não passei das 30 primeiras páginas. Em nenhuma das tentativas. Mais: há 40 anos o romance de Thomas Mann, a Montanha Mágica está na velha estante nunca li. Não sei o motivo. Outro detalhe: não gostei dos livros de Kafka e, pior, não concluí "Grande Sertão: Veredas". Sou mewsmo, repito, um leitor limitado. Inté.