Dom Casmurro

Reli outra vez o romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis. É arretado, sem dúvida é uma das obras-primas da nossa literatura. Pena que os mais jovens não leiam Machado, mas apenas o resumo de alguns dos seus livros para as provas de vestibular. Vi um desses resumos: o romance Dom Casmurro em apenas seis páginas. Um absurdo.

Adoro esse livro, estilo psicológico que o autor faz das personagens. Principalmente Capitu, a cigana dos olhos oblíquos.Acho que ela é um personagem magnífico.

Vou apenas lembrar alguns trechos que acho arretados (mas sem nada a ver com o resumo do vestibular):

"Donde concluo que um dos ofícios do homem é fechar e apertar muito os olhos , e verse continua pea noite velha o sonho truncado na noite moça".

"Os anos passam os acontecimentos vem uns com os outros, e as sensações também, e vieram amizades nvase se foram depois, como é a lei da vida".

"A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais que tenha vontade de infringir".

"As andorinhas vinham agora em sentido contrário, ou não seriam as mesmas. Nós é que eramos os mesmos, até ficamos somando nosssas ilusões e começando a contar nossas saudades",

"A alma de muita gente como sabes, é uma coisa assim como disposta, não raro com janelas ou para todos os lados, muita luze ar puro . Também ha fechadas e escuras, sem janelas ou poucas e gradeadas, à semelhança dos conventos e prisões. Outrossim, capelas e bazares simples alpendres ou espaços suntuosos. Não sei o que era a minha".

"Tudo acaba, Leitor, é u velho truísmo a que se ode acrescentar que nem tudo que dura dura muito tempo".

O Bruxo de Cosme velho era um arretado. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/08/2019
Código do texto: T6714304
Classificação de conteúdo: seguro