Eu sou o Nordeste inteiro* (21/07/2019)

O comentário feito pelo presidente Jair Bolsonaro, na sexta feira (19), em Brasília-DF, antes de um café da manhã com a imprensa estrangeira, foi bem deselegante... - Isso para não dizer: xenofóbico, preconceituoso, descabido.

Sem saber que estava sendo gravado, Bolsonaro virou-se para o chefe da casa civil Onix Lorenzoni e disse: - "Daqueles governadores 'Paraíba', o pior é o do Maranhão". O restante do áudio não dá para entender bem, porém aqueles “três segundinhos” foram suficientes para gerar uma discussão maior que a região Nordeste e provocar a fúria "lampionesca" de seu povo.

Apesar de dizer que não ia se pronunciar, oficialmente, o presidente fez "coraçãozinho" para o povo nordestino, reiterando que aquela fala foi em oposição aos governantes, colocando assim na conta da política o desabafo preconceituoso.

Eu não votei em Bolsonaro, mas se tivesse votado estaria com vergonha, não constrangido. Nem tanto por esse episódio, em particular, mas pela sequência de atropelos e visão equivocada de um governo que vem atirando no próprio pé. Espero, ansioso, pelos acertos que virão tendo como alvo: "o povo acima de tudo" - Pois, já basta de sofrer com essa vidinha de matuto que morre de tudo, "menos de inanição", como ele próprio diz.

Ainda somos pobres, analfabetos... - Mas temos dignidade e sol na "mulêra" para entender o que pode vir depois do desamor.

Sou bandeira da Paraíba. Eu nego, senhor presidente! Sobrevivente da coragem dos que não fugiram à luta. Sou vassoura de agave, o sal de cozinhar. Sou Chico Anísio, Augusto dos Anjos, Gilberto e Paulo Freire. Sou daqui e vim pra ficar. Sou frei Damião que adotou este lugar.

Deodoro da Fonseca, dom Hélder Câmara, Gonçalves Dias, Pedro Américo, zumbi dos Palmares. Sou cana-de-açúcar, algodão, abacaxi... - Sou "Vidas secas", 'O quinze', a 'Bagaceira', 'Morte e Vida Severina', um disco de Zé Ramalho.

Sou cantador de viola, o cego Aderaldo, sou Antônio Conselheiro, sou o rio São Francisco, o aboio do vaqueiro, a vaquejada, a procissão, o baião de Luiz Gonzaga, sou de sobrenome Ariano... - Eu sou o nordeste inteiro!

É da internet a frase mais sabida: - Não troco o meu "ôxente" pelo "tá ok" de ninguém.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 05/08/2019
Reeditado em 08/10/2023
Código do texto: T6712832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.