CRÔNICA
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
Nestes tempos bolsonarianos está havendo uma luta insana entre a esquerda que se opõe a tudo o que ele representa, por força de uma verdadeira conquista nas urnas e que a abalou profundamente e a consolidação dos movimentos de direita que vinham se opondo ao estado de coisas pelos quais, se responsabilizava aos movimentos conduzidos pela propaganda petista e dos outros partidos congregados e aferrados às mesmas ideias do movimento.
Antes do bolsonarismo o que se via era cada vez mais presente o convencimento dos ideais petistas e de seus correligionários da esquerda, pela massiva propaganda do governo Lula e depois Dilma Rousseff na força da persuasão proselitista arregimentando como massa de manobra, aficionados, que, faziam prosperar o movimento com propaganda alusiva ao salvador Lula.
Hoje, após a derrocada daquele movimento petista e seus asseclas, há outro movimento subterrâneo e sorrateiro, trabalhando com as mesmas técnicas de propaganda. Sua efetividade acontece nas redes sociais e na mídia com vasto e constante intento de lançar o cenário hostil ao que foi conquistado e estabeleceu-se como vitória nas últimas eleições presidenciais.
O movimento que começa a recrudescer apresenta-se retilíneo e sistemático a dilapidar valores que vieram à tona pela vontade popular de sua maioria, elevando Bolsonaro ao poder. Nessa fumaça há fogo... É preciso que as forças da direita pró Bolsonaro, contra ataquem na mesma medida de propaganda no sentido de anular a afastar com decisão e determinação, o movimento de hostilidade encetado contra a pessoa e a figura do Presidente. A técnica utilizada na atual propaganda, visa lentamente mas de forma bem característica da sua ideologia, abalar e ruir as bases ainda recém estabelecidas pela direita bolsonarista, ainda, insipientes politicamente! As velhas “raposas” estão soltas pelo pasto e não se entregam à derrota... Sua estratégia vigora ainda, sob as cinzas do grande incêndio, que as derrotou recentemente!
Certa ocasião, Lula disse: - “Vocês não sabem do que somos capazes”! Isso explica, ao bom entendedor, que “eles” jamais se darão por vencidos! Por isso, é preciso estar sempre antenados, nós que temos preferências democráticas de lisura, honra, cidadania e sobretudo brasilidade, e termos coragem de assumir nossas posturas democráticas em apoio ao atual Presidente, por nós (58 milhões de eleitores)!
Parafraseando um conceito de Adolf Hitler, no seu livro – “Minha Luta” - Mein Kampf: Quando a propaganda já conquistou uma nação inteira a uma ideia, surge o momento exato para a organização, com um punhado de homens, retirar as consequências práticas. Propaganda e organização estão em função uma da outra. Quanto melhor tiver agido a propaganda tanto menor poderá ser a organização; Quanto maior for o número de adesistas, tanto mais modesto pode ser o número dos combatentes e vice-versa; quanto pior for a propaganda, tanto maior deve ser a organização e quanto mais diminuto o número de adesistas de um movimento tanto mais numeroso deve ser o número dos seus organizadores, se se quiser contar com sucesso”.
Guardando as devidas proporções desses conceitos de Hitler, na época do “nazismo” quando ele pretendia a criação de um Estado Nacionalista e de uma raça pura (ariana), podemos vislumbrar tentativas de aplicação aqui no Brasil, por parte da ideologia comunista ou como queiram, Hitlerista, de um Estado Centralizador e opressor da parte propagandista da esquerda lulista! Justifico o que estou dizendo, haja vista, a nova tentativa de propaganda que pretende “libertar Lula da prisão, a prisão de Moro, o impeachment de Bolsonaro e muito mais”... Dessa forma, toda a propaganda como alma do negócio pretendido, pode inculcar nas mentes captas, grande mentiras como se fossem “verdades”!...
Jose Alfredo - jornalista