AS CONJECTURAS DE AGOSTO... 16h06min.

Julho disse “adeus”, com bons acontecimentos e outros nem tanto. Entretanto, o tempo é inexorável e já entramos em agosto, indicando que estamos no oitavo mês do ano. Politicamente este mês não trazem boas lembranças aos brasileiros, aos de mais idade certamente, pois, a grande maioria dos jovens vive mais o presente e talvez pensem pouco no passado...

Se as eleições dos anos 60 tivessem tido um resultado diferente, provavelmente a história do nosso país não seria a mesma. Havia dois candidatos que disputariam com destaque as eleições daquele ano, de um lado Jânio, * que tivera uma carreira política “meteórica”, do outro lado estava um militar, integro disciplinado e cumpridor inquestionável da Constituição vigente...

Quis o destino que o General Lott, * não vencesse aquela importante eleição, porém, o seu vice foi eleito, - Jango - *...

Se o segundo tivesse sido eleito, com certeza faria um governo de austeridade, seguindo os preceitos constitucionais, com certeza JK teria voltado em 1965, do mesmo modo isto aconteceria se o primeiro mencionado, cumprisse todo o seu período de governo, porém, para a grande surpresa dos brasileiros isto não aconteceu, com menos de sete meses de governo no dia 25 de agosto dia do soldado, renuncia, para o espanto dos brasileiros que votaram nele...

Jango, na condição de vice toma posse, num confuso quadro político e econômico, que culminou em seu afastamento involuntário, que resultou nos 21 anos de governo autoritário, o chamado regime de excesso, que durou de 1964 a 1985, de pros e contras, que até hoje causam infindáveis polêmicas...

Deixamos por último o dia 24 de agosto de 1954, quando um presidente põe fim a sua própria vida, para espanto e comoção dos brasileiros, pois o presidente Getúlio, governou o país por quase 20 anos, dando a infra estrutura em todos os seguimentos de nossa economia, inclusive com leis sociais de proteção e amparo aos trabalhadores...

Estas “conjecturas” nos vêm sobre o fatídico mês de agosto, que poderia ter sido outro, com o resultado diferente da eleição de 1960... 16h42

*Jânio da Silva Quadros, nascimento 25 janeiro de 1917, Campo Grande, Mato Grosso, governou tão somente de 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto do mesmo ano.

*General Henrique Teixeira Lott, nascimento: Antônio Carlos, Brasil, em 16 de novembro de 1894, faleceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1984

*João Belchior Marque Goulart, (Jango) São Borja, 01 de março de 1919, RGS, faleceu em dezembro de 1976, na fazenda La Vila, situada na Argentina.

*Getúlio Dorneles Vargas. Nascem em São Borja, em 19 de abril de 1882, faleceu em 24 de agosto de 1954, Rio de Janeiro.

Nomes, datas, compilados da Wikipédia.

Curitiba, 02 de agosto de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/08/2019
Código do texto: T6710901
Classificação de conteúdo: seguro