AMIGOS SÃO... PARA SEMPRE !

AMIGOS SÃO... PARA SEMPRE !

"Pode haver terra que não

toque em outra, mas não

há home sem amigos".

(antigo provérbio latino)

"Fecho" mais um ano astral (em 30/setembro) perdendo amigos... dizem os horóscopos que esse mês final que antecede nosso aniversário de nascimento -- entre tantas outras comemorações "datáveis" -- é o nosso "inferno astral". Então, tenho 2, pois agosto me é intragável, "desce" garganta abaixo como jiló ou quiabo. Confesso minha ojeriza pelo mês visto pelo povo como "de desgosto", mas há gente que ganha na loteria nesse período, se casa, viaja ou é promovido no trabalho.

Nesse tempos internéticos não é preciso fazer muita força para perder 5 ou 10 amigos (do tipo virtual) e um ou outro de carne e osso, literalmente falando. Enquanto escritor, cometo a sandice de enviar emails diários para os que defino como amigos... alguns, de "saco", digo, "box" cheio deletam as mensagens e também o Autor.

Por outro lado, polêmico sempre, "remando contra a maré" do pensamento bovínico, "de manada", burramente coletivo, acabo por perder amigos que pensam "e agem) de forma oposta. Sou de um tempo em que amizade e amigos eram vistos pela ótica do sentimento eterno. Custava-se a aceitar alguém mas, "carimbado" como amigo, nada que fizesse depois abalaria os laços atados entre ambos... hoje as pessoas estão tão mudadas que bastam 2 ou 3 palavras "tortas" e tudo tem fim, surge uma "geleira" inteira entre os dois amigos antes inseparáveis. Nos tempos antigos a noção do que é cada pessoa -- e nós mesmos, como contraponto -- era mais realista, mais fiel ao sentimento que unia pessoas tão diversas em conhecimento, posição social, comportamento, caráter, gostos, escolhas, tudo o mais. Aqui no bairro, 3 dias atrás, um jovem morreu porque "cumprimentou" os 3 amigos na calçada oposta com um... "fala, viadinhos" ! Foi o suficiente para a amizade (?!) virar ódio irrefreável e sem medidas.

"Perdi" um colega de escola, dos anos 60, que me "achou na Internet em 2008 ou 9 e agora (de novo ?!) uma amiga "bonita e gostosa", dos anos 80, me fechou seu email por questões de Política... mas logo "política" ?! Aviso aos "navegantes"... NÃO DESISTO de amigo nenhum, os meus SÃO PARA SEMPRE, até porque sou e fui "um chato de galocha" e, por isso, tive a vida inteira poucos amigos, poucos mesmo. Façam o que fizerem -- matem, esfolem ! -- continuarão meus amigos !Também tenho defeitos -- e não são poucos -- e espero que me aturem, com êles ou sem. Sou "carga pesada", "mala sem alça nem rodinhas", "dose pra cavalo"... para usar um termo bem moderno.

Levarei pela Eternidade os nomes e figuras dos que me suportaram aqui na Terra, agradecendo a Deus a alegria de tê-los conhecido, ainda que alguns possam me virar as costas vez ou outra. O Destino tem me surpreendido com a visita de amigos dos quais nem lembrava mais... FELICIDADE é isso !

"NATO" AZEVEDO (27/julho 2019, 21 hs)