UMA FORMATURA E LEMBRANÇAS... 15h33min.

Conforme estava previsto, comparecemos a formatura de nosso neto Lucas, na segunda feira, dia 29, com o inicio previsto para 19 horas, é evidente que a festa não seria somente dele, (estava se formando na Ciência da Computação) centenas de outros jovens estavam concluindo seus cursos, em diversas especialidades, estas cerimônias seguem com seqüências habituais, com a entrada dos formandos, em que há uma bandeira com o nome do curso, depois de todos acomodados, começam os rituais, o Hino Nacional, o Hino da Universidade, finalmente a palavra do Reitor...

Na seqüência o Reitor, outorga o grau de conclusão de curso, as diferentes áreas, umas com muitos alunos, outras com menos, o destaque foi para medicina, engenharia, psicologia e outros em menor número, finalmente os centenas de jovens ficaram acomodados e após as palavras da oradora, que se pronunciou em nome de todas as turmas, um a um dos formandos, eram chamados para receberem seus diplomas, forma momentos de descontração e de muitos “torcedores” quando os de seus conhecidos eram chamados. A cerimônia terminou perto de 10 haras, em que cada procurava bater a foto com os seus formandos...

Ao vermos aquelas centenas de jovens, se formando, até pensamos: realmente o país precisa crescer para gerar novos empregos, em diversos seguimentos...

Ao mesmo tempo, nos lembramos de um dileto amigo, * que foi membro fundador daquela instituição, * que este ano estava completando 60 anos de sua fundação. Começou num local bem simples, quando este amigo, com o Arcebispo de Curitiba, (Dom Manoel da Silveira D’ Elboux) com mais quatro clérigos, deram inicio aquela venerável instituição, mas tarde receberia o grau de professor emérito. Alma lúcida, muito embora já na época fosse adepto convicto da Doutrina Espírita, isto não impediu que desse seus préstimos e apoio a nova instituição, provando que o sentimento de Religiosidade, fica acima das religiões, que na maioria das vezes dividem...

* No dia 14 de março de 1959, quando o nome era: Universidade Católica do Paraná, em 6 de agosto de 1985, recebeu o título de Pontifícia, pelo Papa João Paulo II, os números de alunos que estudam nesta Universidade é espantoso, 31 mil alunos, com 63 cursos de graduações, espalhados por vários campus...

* Professor Doutor, Reinaldo Spitzne, nasceu em Curitiba, em 9 de maio de 1918, faleceu na mesma cidade em 30 de janeiro de 2010, ao 92 anos.

Quanto a “nós” tivemos o privilégio de desfrutar da amizade deste eminente cientista paranaense, por perto de 40 anos, quanto aprendemos com ele! Na nossa singela escrivaninha temos vários textos dedicados a ele... 16h17min.

Curitiba, 31 de julho de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 31/07/2019
Reeditado em 01/08/2019
Código do texto: T6709226
Classificação de conteúdo: seguro