Democracia e Constituição

Não concordo plenamente com Bernard Shaw quando disse: "A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente". Também discordo de Borges: "A democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria e a maioria é formada por imbecis". Prefiro Platão: "A democracia é uma constituição agradável, anárquica, variada, distribuidora desigualdade indiferente a iguais e desiguais". Na verdade Churchill foi mais preciso quando disse mais ou menos que a democracia nao era ouro dezoito mas era o melhor regime.

Vejam bem, acho que todos (refiro-me aos que ainda pensam e acreditam na democracia) sabem que estamos vivendo um momento muito difícil num paí dividido. E o pior: sem lideranças firmes, serenas, sem verdadeiros estadistas.

Reta, portanto, exigir que se cumpra a Constituição. Sim, olivrinho como chamava Dutra, a Constituição. Que se tenha a sua opção ou lado político, ideologia, ideias e o escambau de pensamento. Mas, repito, que se respite a Constituição. Só isso salva a democracia.

Se há ainda um resquício de bom senso que se defenda a Constituição. Sem ela tomaremos o caminho da perdição. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/07/2019
Código do texto: T6707095
Classificação de conteúdo: seguro