CRÔNICA

CULTURA ABAIXO DOS TRÓPICOS

Tomando por base a cultura afro-brasileira herdada de Portugal desde o descobrimento, e, guardando as devidas proporções entre o “Tratado de Tordesilhas” no acordo de Portugal e Espanha, nesse frigir dos ovos, o que nos sobrou foi um arremedo de cultura escravizada, de negros e escravos, miscigenando com brancos, o que nos legou o que somos hoje: “Um povo indolente acomodado, sem cultura pátria, nem política, sem saber bem o que quer, sem eira nem beira, sem documento, sem emprego... mas, contente porque tem futebol mulher, cerveja e samba com carnaval!

De sobra nos legaram o vírus da terrível moléstia que nos assola desde longas datas:? A corrupção endêmica, que, grassa, nos meios políticos e outros que tais...

Mas, podemos observar, que, não estamos sozinhos nesse mar de lama cultural (caldo de cultura); Fazem-nos companhia dessa mesma cultura, nossos hermanos de língua espanhola... Aqueles mesmos, que, ficaram com o lado esquerdo do Meridiano, que, nos dividiu, pelos menos nas línguas... Ou seja, aqui no Ocidente somos iguaizinhos aos do Oriente, no quesito cultural ainda que, com idiomas diferentes!

Porém, as características culturais abaixo dos trópicos, estão ainda cercados pelos contornos de um quintal europeu/americano, que, sempre que, pode nos achincalham e nos vêm como sub raça de “macacos”!

Não é à toa, que, o atua Presidente Bolsonaro está fazendo das tripas, coração, para dar uma guinada nessa situação... Suas visitas a Trump e no encontro com países europeus, tiveram os objetivos de mostrar a cara do Brasil, que, de há muito tempo, “eles” não viam! Dessa forma, enérgica e de pavio curto, o Presidente vai aos poucos afirmando o perfil do Brasil, como nação séria, contrariando, enfim, a pecha que o General Francês De Gaulle nos legou: - ” O Brasil não é um país sério”!!!!!!

Para definir a nossa cultura histórica, há um paradoxo bem conhecido sobre o nosso país: “Aqui tudo plantando dá”!... O terreno é fértil no plantio da hipocrisia, corrupção, vagabundagem, fofocas, mídia mentirosa, ideologias nociva, violência urbana, drogas, boatarias... Que são cultivadas na maior cara de pau dos brasileiros, na leviandade desses plantios!

Bondade, caridade, honra, respeito, honestidade, amor, civismo, boa vontade ao trabalho, dignidade, família, cumprimento de deveres e obrigações, enfim, não acham plantio, porque a nossa cultura é a de morte e da ignorância...

Temos um enquadramento cultural bem definido. Ele se situa abaixo dos trópicos e à direita de Tordesilhas. Na afirmação de uma herança maléfica de portugueses e espanhóis, que, na época o descobrimento, estavam interessados somente na conquista de outras terras e comercializar os produtos que elas possuíam na fartura, haja vista, o nosso pau brasil, borracha, pedras preciosas, ouro devidos à coroa portuguesa, e, taxar de pesados impostos a serem pagos pelos nativos colonizados e submissos.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 28/07/2019
Código do texto: T6706862
Classificação de conteúdo: seguro