Europa Tour

Depois de um tempo fazendo minhas reservas e planejando a viagem, finalmente chegou o dia da partida.

Quando alguém diz que foi a Europa em viagem de férias, as pessoas acham o máximo, mas a verdade é que você pode separar o feito em maratona e lazer.

Partindo do Brasil, os destinos na Europa são bem longínquos e você pode dividir a viagem em fé, oração, paciência, exercícios físicos e muito desconforto.l

A distância é grande e para entrar no avião já exige de você muito preparo e disposição, filas, raio x, alfândega, fiscais federais, malas, bagagens e suas regras e aquela posição vertical por mais de oito horas que parecem que nunca vão acabar.

Daí você chega ao seu destino e enfrenta tudo de novo, para sair do avião, filas, alfândega, fiscais federais, até que você chega no País que vocês escolheu visitar.

A pressão de encontrar o transporte para te levar ao hotel, depois a grande surpresa de checar as suas acomodações e perceber que a cama é pequena, o banheiro é ínfimo e suas malas quase não cabem no quarto.

Imagina o meu caso que visitei três Países Europeus, Portugal, Itália e Inglaterra, são três maratonas com os aviões e alfândegas e transporte de malas pesadas. Só estou lembrando você para se preparar, não é aquele mar de rosas, o deslocamente é uma corrida de obstáculos.

Se você já foi, vai entender, se você não foi, vai se preparar para enfrentar essa maratona que é viajar pela Europa.

O que fica claro do ponto de vista cultural e existêncial, é de que nos Países Europeus, pelo menos nos que visitei, os governos administram para servir o cidadão e no Brasil é o inverso, o cidadão serve o governo e é tratado como gado.

Fica claro para a maioria aquela frase que nosso presidente Jair Bolsonaro vive repetindo, o que eles não tem e o que eles são e o que nos temos demais e não somos. Isso fica gritando no nosso ouvido a partir do momento que você põe os pés em solo europeu.

Os cidadãos tem muitos direitos e muitas obrigações, e tem muita alegria em cumpri-las. O transporte público é muito TOP como a maioria das coisas, o estado serve ao cidadão e não o contrário.

Como é bom ver que por lá tudo funciona. Dá uma vontade louca de ficar por lá, mas não porque o Brasil seja ruim, mas por sentir a cada passo que você é uma pessoa, e que cada tostão que você paga é recompensado pelo seu existir.

Mas me deu uma vontade de voltar ao Brasil e não esmorecer na luta por um País mais justo onde o Estado serve o cidadão. Fica claro que o Brasil é uma verdadeira potência em recursos naturais e que sem corrupção, seremos o número um do mundo. Pode acreditar.

Nosso povo acordou, vamos pressionar e expurgar os corruptos pelo voto, como numa verdadeira democracia, vamos exigir do estado o nosso direito de liberdade, conforto e prosperidade.

Logo mais, vou escrever mais sobre essa viagem que foi top demais, vou falar da maratona a pé que fiz na itália.