NAS BEIRADAS DO SARAPUCUARA EM ABAETETUBA E A CRÔNICA HUMORISTICA... ...

Cair da tarde nos barrancos de Sarapucuara. Maré vem, maré vai e as canoas começam a chegar das pescarias pelos igapós da região.

Chega o primeiro e já desponta o segundo, logo virando num bate-papo de pescador entre o Mané do rio e o Zé - mentira. E o Mané rasga o verbo:

- E como vai tu, Zé, meteu o anzol em qualquer coisa ? ...

- Qual nada Mané - fala o Zé - tá feio pra burro e eu só peguei alguns pirralhos de piabas, mais sofridos que salário dê pobre ...

- Égua - atalhou o Mané - kê tá, kê tá, mas kê tá, mano. Antonte deu dê prua, mas nem te conto que, antes de jogar a isca, passou pela minha ilharga um mardito jacaré, que chega dê espumar e eu macaco pra lá dê velho, peguei logo o beco dê tanto medo ...

- Que escondição, Mané - abriu a boca o Zé-mentira - égua, sumano, pra mim, também, nada pai d'égua , apenas alguns maparás, mandubés e piabas, que se perderam do bando.

................................................

Bem, enquanto isso, de boa, à sombra de uma árvore e longe das baforadas daquele parlamento, outra vez, me deliciei com a conversa dos amigos pescadores:

- Amanhã cedo - falou o Mané - se tu quiser e num tivé toró, nós sai e quem sabe a gente não encontra dê bubuia um cardume abestado por aí...

- Tô nessa - finalizou o Zé - mas tô indo pra casa e já vou pegar a mula e beber todas que encontrar nos botecos do caminho.

.................................................

E assim, ao longe e discreto, enquanto a tarde morria no horizonte, me lembro, certamente, ter balbuciado as seguintes palavras:

VERDADE ...

COM TANTAS HISTÓRIAS ENGRAÇADAS NESSAS BEIRADAS.....

NEM É PRECISO IR TÃO LONGE PARA A VIDA VOLTAR A SORRIR!...

Prof. Enock Santos

Belém/ 25 / 07/ 2919

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 26/07/2019
Reeditado em 26/07/2019
Código do texto: T6705363
Classificação de conteúdo: seguro