Quem será o rei

Não sei porque, nos últimos meses, vem perseguindo minha mente a imagem do personagem que atuava nos reinos antigos – o bobo da corte – é, aquele ser que usava roupas extravagantes e chapéus diferentes, dependendo da ocasião ou do tema a ser apresentado.

Então fui pesquisar “no tio Google”, pra ver se a imagem que vem perseguindo meus dias, faz algum sentido, ou se minha mente está ficando boba mesmo.

O bobo da corte surgiu nas cortes europeias, lá na idade média e ficou fazendo graça do Império Bizantino até o Século XVII. Na verdade tratava-se de um artista contratado para alegrar o rei e seus convidados e, todos riam muito e batiam palmas.

Cá pra nós, acho que rolava uma graninha ou, quem sabe, algum mimo por fora, para os convidados rirem e aplaudirem junto com o rei. Mas isso é só eu pensando, cá com meus botões.

Mas se o bobo da corte acabou lá no século XVII, por que venho pensando nele?

Descobri que a pessoa do bobo da corte até teve seu fim histórico, mas sua imagem ou finalidade nunca se apagou (bah, foi forte essa persona). Por exemplo: nas cartas do tarot existe a figura do bobo da corte, com o nome “O Louco” ou “O Bobo” e significa a busca por experiências, devendo ter cuidado com a irresponsabilidade e inocência. Hummm, aí tem um pouco do que minha mente vem relacionando, no que diz respeito a irresponsabilidade, com o bobo da corte que penso estar vendo.

"No baralho de cartas para jogo, a carta do "coringa", ou o "joker" em inglês, apresenta uma figura vestida de bobo da corte. Mas a simbologia do coringa é diferente do bobo, sendo ele um personagem relacionado àquilo que mata e não ao humor do palhaço. É esta caracterização que inspirou o famoso vilão de mesmo nome, Coringa, inimigo do Batman nos filmes e histórias em quadrinhos." Parece que minha mente se abriu um pouquinho mais...

"O Bobo da Corte era um funcionário contratado pela corte e sua função era divertir o Rei. Alguns bobos, inclusive, sentavam-se à mesa de banquetes com o Rei e seus convidados, e tinham a liberdade de falar coisas aos monarcas que os demais membros da corte não ousariam." Opas, nossa, penso que minha mente não está boba, ainda.

Fico pensando que se era a corte que contratava o bobo, utilizava do dinheiro que o reino arrecadava da pobre plebe, que suava o topete nos trabalhos da lavoura, artesãos, ferreiros... e, com certeza, não deveriam achar muita graça nem bater palminhas lá nos fofos tapetes do castelo. Mas isso, é só eu pensando, com minha mente que, acho, não está boba ainda.

Assim, escrevendo sobre meus pensamentos, sinto que a figura do bobo da corte não é muita bobagem da minha mente, agora só me falta descobrir quem é o rei que o bobo alegra, pois sei que enquanto ele está na sua função, os conselheiros e ministros do reino continuavam a mexer seus pauzinhos para tirar mais direitos do povão para pagar o bem estar da corte.

Ah, a vida no reino sempre faz minha mente viajar, mas, espero, não ficar boba.

Tânia França
Enviado por Tânia França em 26/07/2019
Código do texto: T6705017
Classificação de conteúdo: seguro