PAÇOCA E ARROZ DE FESTA

A paçoca com sua massa de amendoim e açúcar, bem obediente à forma que a compôs, pode (de repente) esfarelar-se e virar pó. Mesmo adocicada e com o bom sabor, vira pó. Difícil de segurar ao mordê-la, sem que se esparrame pela roupa e seja, imediatamente, atirada bruscamente ao solo, na ansiedade de livramento daquilo que incomoda. Pronto, do nada, esfarela-se.

Minha mãe sempre dizia que eu não esperasse nada de ninguém. E que não fosse arroz de festa, porque quem é muito presente não é valorizado.

Eu não entendia muito a filosofia de minha mãe, que nunca ouvira falar em Arthur Schopenhauer nem conhecia a arte das letras. Era craque, porém, em coisas parecidas com as ideias socráticas.

Descobri (no alto dos meus saltos de 64 anos) que considerada boa é a bebida rara, mesmo que não seja muito saborosa. Valorizado é o alimento servido em terrina de fina porcelana, ocasionalmente, em festas especiais, embora de pouco sustento e de exigências financeiras altas. Coisa rara.

"Não seja arroz de festa, filha, pois ninguém valoriza".

A expressão surgiu de um prato doce, à base de arroz, muito cobiçado em Portugal, pelo baixo custo do preparo e por ser saboroso. Aqui, virou o bom e gostoso arroz doce. Ninguém o faz como uma querida amiga!

No Brasil, em comemorações de casamentos, o hábito de jogar arroz cru nos noivos era sinal de desejos de boa sorte. Porém, de tão corriqueiro e festivo, passou a significar gente que aparece muito.

Aparecer demais e alimentar expectativas, segundo a filosofia de quem muito viveu e soube ensinar das lições da vida, são fatos que podem trazer decepções.

Entendi, finalmente, que a paçoca esfarela-se e se perde, talvez por ser tão comum, tão presente e simples, quanto o arroz (de festa).

Talvez um bolinho metido a besta (com nome afrancesado) tenha melhores resultados...

Eu demorei, mas aprendi. Que pena, mãe, não fui tão boa aluna, mas a senhora era excelente professora. Ah, sim, claro! A senhora sempre disse também que eu era teimosa. Continuei... Mas agora sei sobre não alimentar expectativas, tampouco ser arroz de festa.

Vivendo se aprende, mesmo sem os compêndios de filosofia .

Dalva Molina Mansano

25.07.2019

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 26/07/2019
Código do texto: T6704813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.