As avós são necessárias! Não adianta chorar pelo leite derramado.

Aprendi com minha avó Materna que:

NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO!

Ditado antigo, que uma índia me ensinou...minha avó materna. Dizia: " Menina, use o leite que sobrou, limpe o fogão, o chão e o canecão, encrostado com a nata.". Mulher valente, filha de índios, que não chegou a conhecer os pais ( provavelmente assassinados em 1924). Adotada e acolhida por uma família portuguesa. "Engula o choro, levanta a cabeça e siga em frente". Dizia ela, com uma voz autoritária e forte, que dava medo. Eu, criança, com todo meu amor e admiração, percebia o brilho em seus olhos, marejados pelo amor e carinho por mim. Doída, com o sofrimento de uma neta triste e desolada. E, eu, a neta desolada, fazia exatamente o que ela me mandava. Engolia o choro e limpava tudo, depois tomava tranquila o leite que havia sobrado...Com a determinação e a CORAGEM que ela me transmitia. Aprendizado para a VIDA! Fiz isso também com os problemas que a vida me apresentou. Vivi uma parte de minha vida com esta índia, minha avó materna, que amei, que não conhecia quem eram os seus ancestrais, seu pai ou sua mãe e pior, a sua historia.

NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO!

Ditado popular, que levei e levo para toda minha vida. Um ditado simples, mas quando analisado em suas entrelinhas, seu sub-texto, um ditado sábio e que incita à CORAGEM e a gente seguir em frente, sempre. E, assim foi, durante o decorrer de toda minha vida. Na adolescência, na vida adulta e com certeza será até o fim de meus dias. Usarei para sempre,

"A CORAGEM".

Filósofos, pensadores e estudiosos não descobriram ainda, "Qual é o sentido de estarmos aqui?". Se estes, não descobriram o sentido da vida... Quem somos nós, para sabermos? "Qual é o sentido da VIDA?" Acredito que a CORAGEM, seja um dos itens necessário para seguirmos em frente, sempre.

CORAGEM, CORAGEM E CORAGEM.

E diante de tudo isso, com todos os problemas que a vida nos apresenta, SIGAMOS em frente, com determinação e CORAGEM, enfrentando tudo, sem esmorecer e principalmente, sem esquecer de nossas raízes, com ética e respeito.

Hoje senti saudades desta índia que fez parte da minha vida.

Minha avó materna.