Hackers tipo tabajaras

Não entendo piroca nenhuma desse treco de clonagem de telefones, grampos, escutas clandestinas e até espionagem de e-mails. Sou um zero à esquerda no assunto tecnologia. Mas sou um matuto desconfiado. Exemplo: não acredito que um jornalista experiente e com credibilidade internacional, ganhador do Prêmio Pulitzer, esse Glen Greenwald, do The Intercept, tenha como suas fontes para as denúncias que fez esse grupo de hackers tabajaras e vigaristas que foram resos pela PF. Não, não aformo que seja impossível. Sou alguém que tem por princípio não desacreditar no impossível. Sou umvéio que já viu de tudo.

Mas à luz do bom senso achoque estão tentando resolver o impacto do teor das denúncias do jornalista com a prisão desses hackers vulgares e alguns com antecedentes criminais. Tem mais: diante do que foi divulgado o importante não é só identificar as fontes do jornalista, mas investigar se são verdadeiras as denúncias que ele divulgou. Detalhe: as denúncias e todo o material foram analisados pela Veja, Folha de São Paulo e El País e todos foram unanimes em afirmar que o material é verdadeiro, inclusive personagens que aparecem nas mensagens já atestaram que são verdadeiros. Assim, uma pergunta não pode calar: por que não priorizar também o teor das denúncias? Mais: quem está chefiando essa casa às fontes é parte das denúncias, ministério da justiça e procuradoria. Há um esforço para se condenar as fontes, que na certa não são esses hackers presos, eles anão teriam capacidade para produzir o vasto material apresentado à imprensa, inclusive internacional.

Agora, que esses hackers presos devem ser unidos exemplarmente não discordo. Mas que estão tentando esconder o teor das mensagens é um fato. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/07/2019
Código do texto: T6703976
Classificação de conteúdo: seguro