Democracia se vive

Sou um homem do sertão e também do agreste. Explico: nasci na porta do sertão, Arcoverde, e vivi a maior parte no final do agreste, Pesqueira. Sou um 'paraíba' pernambucano com muito orgulho. Não possuo títulos, anéis e nem cultura formal (possuo apenas um curso ginasial concluído na marra). Mas sou um tipo (agora empreguei certo , minha querida Lady Rosângela) vivido e que presenciou muitos acontecimentos, crises, perseguições, intolerância, discriminação e o escambau de problemas. Fui testemunha ocular de violências absurdas. invasão da casa de meu pai, prião dele pela ditadura, o que nos deixou quase no desespero, enfim, vivi problemas incríveis. Mas nunca, nem no auge dos maiores aperreios, no quase desespero, perdi meu sendo crítico e nem a noção da liberdade, a fé nela, nem deixei de acreditar nos valores da democracia. O que estou dizendo é fácil de constatar, basta contatar com pessoas da minha região. mesmo as que não se dão bem comigo. Para mim, desde moço, democracia é o rgime em que um diz e o outro diz, em que um diz e o outro tem o direito de contestar. Democracia se vive, não é figura de retórica.

Acho que algumas pessoas precisam entender e respeitar quem pensa diferente. Quem pensa e vive de acordo com o que pensa. Por exemplo:sempre defendi os programas sociais e os avanços dos governos do pT, sem ser petista, nunca fui petista. Discordo da linha do partido, discordo de todas as linhas, discordo da maioria, das cúpulas. Mas votei duas vezes em Lula e duas em Dilma. Tem mais: para mim Lula foi o melhor presidente da história em todos os tempos, inclusive ao deixar a presidência todos os institutos de opinião pública atestaram que ele tinha mais de oitenta por cento de aprovação popular. Na minha regiao dá mais de noventa. Como posso de repente achar o contrário, princpalmente com a consciência que se armou contra ele uma condenação forjada no lawfare? Jamais diria que não houve desvios nos governos petistas, sempre há onde existe governo, em todo canto do mundo. Se hoje a justiça está com um bom aparato e independência, isso se deve a Lula. Lembrem-se como funcionava a justiça no governo FHC cm o engavetador-mor?!!!

Mas o qe desejo colocar aqui é que sou alguém com senso critico e conhecimento da vida e com uma ligação muito grande com a minha região. Talvez pessoas de outras regiões não compreendam a fidelidade às raizes. Minha região ivia antes de Lula uma situação caótica, depois dos governos dele as pessoas passaram a viver muito melhor. Duvido que alguém conteste. Só se for mentindo. Assim, é preciso analisar o que eu coloco com isenção e pesando meus motivos e verdades. Mas cada cabeça é um mundo e eu não irei ficar com raiva de ningupem or discordar de mim, mesmo sem razão. Inté..

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/07/2019
Código do texto: T6703188
Classificação de conteúdo: seguro