Amazônia, nossa Amazônia

Verde, azul, vermelha, amarela, lilás, rosa - Amazônia, terra esplêndida, teus filhos te amam.

A "Matinta Perera", assombração a meter medo nas crianças – e adultos. Grandes rios, rica floresta.

Furos, ilhas, igarapés, árvores. As hidroelétricas, pororoca, praias, água doce.

Nossos índios, aldeias, redes, cuias. Açaí, guaraná – boto, a cobra grande. Na Baía do Guajará os barulhentos barcos.

Céu azul e branco. Caboclas, pele morena, lisos cabelos. Rio Amazonas, rio Negro. Cheiro de peixe – a farinha, a bacaba, tacacá.

Cachaça de Abaeté. Os latifúndios, trabalho escravo. Búfalos do Marajó. O Marco Zero em Macapá.

Manaus, Rio Branco, Porto Velho. Itacoatiara, moradores das beiradas dos rios, os ribeirinhos.

Carapanãs (mosquitos) a nos incomodar. As noites de belo luar – os cantos das aves, e as fortes chuvas. Vazantes, enchentes, roças, crianças a banharem-se nos rios.

Canoas, remos, currais e sol por entre árvores. Onça pintada, jacarés, macacos, as várzeas, vitória-régia.

Amazônia, cobiça internacional, ela não tem dono. Seus nativos são seus amorosos proprietários.

Ó Deus, Grande Senhor, nos proteja dos insanos, os gananciosos.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 23/07/2019
Reeditado em 23/07/2019
Código do texto: T6702785
Classificação de conteúdo: seguro