RECICLAGEM: É PRECISO, É PRIMORDIAL

Reciclagem é a separação do lixo doméstico de outros materiais como garrafas pets, sacolinhas de supermercado, lata, vidro, e outros ferrosos.

Os locais de lixões estão saturados e com essa separação vai diminuir quase a metade do volume coletados pelos caminhões de lixo.

E povo desavisado, que não se deram conta da necessidade da separação do material reciclável do lixo doméstico jogando-os em qualquer lugar, nas ruas ou qualquer canto, que além de entupir os bueiros, sujar os rios, lagos e até oceanos, causando mortes de peixes e outros animais marinhos, tornando-se criadouro de mosquitos da dengue e de outras pestes e que e que esses materiais descartados, demoram mais de cem anos para se decompor.

O material reciclável, como garrafas pet, papel, papelão, vidros, latas, alumínio, vão se transformar em material de reuso, com custo mais baixo, economia de energia, e maior vida útil dos aterros sanitários, economia também para os cofres públicos dos municípios.

Aqui no Brasil a seleção desses materiais é muito pequena e existe uma pequena quantidade de usinas para processamento. E, com mais usinas poderia criar mais empregos, com a criação de novos empregos, ajudando na renda de muitas famílias, vantajoso em termos econômicos /financeiros para o país com a fabricação de novos papéis, pneus, objetos plastificados, com custos reduzidos.

Nesse sentido está faltando vontade política para a promoção dessa prática de saneamento, que protege o meio ambiente e o nosso Planeta.

Os países da Europa e Estados Unidos reciclam uma quantidade bem maior desses descartados e faturando muitos dólares, aumentando a economia de cada país.

É preciso que nos tornemos cidadãos de bem, não sujando nossas cidades, preservando o meio ambiente e proporcionando ganhos extras para o povo e para o Tesouro Brasileiro. É muito fácil, usando um saco para o lixo doméstico e outro para os demais (lixos) que a empresa coletora separa para enviar para as usinas.

Que pelo menos nesse quesito poderíamos entrar no rol do primeiro mundo.

Reeditada com alterações.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 23/07/2019
Código do texto: T6702727
Classificação de conteúdo: seguro