Miopia social

Diante da realidade dos fatos, vamos ao relato da realidade social.

Muitas pessoas inferiorizadas, pela família abandonada, exclusão parental.

Desemprego, vício de álcool e/ou droga, despejo, fome, desestrutura familiar...

Encontram na rua a saída, para fugir da realidade vivida, dos percalços encontrado pelo caminho.

Muitos vão pra outra cidade, em busca de oportunidade de um recomeço.

Mas a realidade é a mesma, encontram a crueldade, miopia social.

Muitos passam desapercebidos, como ser invisível por quem se julga superior.

O sujeito desacreditado, com frio, fome, desolado, encontra no álcool e na droga a saída, o que pra ele significa por momento, esquecer das feridas e julgamentos...

Perdem a perpectiva de vida, mesmo que encontram uma mão estentida ficam receiosos, achando que é ilusão.

Precisam de apoio e tratamento, carinho, amor, sem julgamento e para isso confiança no ser humano é essencial.

Ao ver um irmão em situação de rua, ofereça ajuda e não compactua com a exclusão social.

Precisamos extinguir a miopia social, colocar a lente da verdade, enxergar a realidade e praticar a empatia, talvez amanhã ou outro dia, pode ser você ou alguém de sua família a passar por essa situação.

Teresa Xavier Gonçalves
Enviado por Teresa Xavier Gonçalves em 22/07/2019
Reeditado em 22/07/2019
Código do texto: T6701640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.