A nivel de...

Hoje não estão mais usando como usavam há algum tempo a expressão "a nível de...". Parece que arquivaram ou deletaram essa expressão. Mas houve uma época que ela era moda. Um modismo ridículo e hilário. Era tudo nivelado, a nível de ecola, a nível de profissão, a nívl de MPB, a nível de amor a nível do escambau. Sem que houvesse no caso niveis de verdade, sem que a expressão fizesse sentido. É claro que os gramáticos ficavam putos de raiva. Mas a expressão era usada a torto e a direito. Detalhe: Aldir Blanc e João Bosco até fizeram uma música com esse título "A nível de", uma jóia da MPB e muito gozada que num verso diz : ".... a nível de proposta o casamento deles está uma bosta". A música fez sucesso, mas hoje não toca no rádio.

Sempre que ouvia essa expressão eu me lembrava de Graciliano Ramos e da sua aversão às palavras inadequadas, supérfluas e pedantes e às expressões pretensiosas e ridículas. Certa vez, quando era revisor do Correio da Manhã, encontrou noum texto de um figurão da ABL apalavra outrossim, detestava essa palavra, ricou-a de lápis vermelho e escreveu na margem d texto: "Outrossim é a puta que o pariu!". Se fosse vivo hoje eouvisse a nova linguagem das redes e as besteiras que são ditas, qual seria a reação dele? Principalmente os termo sem inglês. O Velho raça não gostaria de a nivel dee nem da linguagem, das redes. Mas não dá para impedir, quem manda é o ercado, até no idioma. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2019
Código do texto: T6701633
Classificação de conteúdo: seguro