Sua Mãe Tocou
No Assunto
Aposto que suas Avós, assim como suas Mães, comentaram a respeito da difícil tarefa de criar filhos. Falaram das suas rotinas, comentaram sobre as dificuldades, frustrações, etc e tal. A grande maioria dessas mulheres morreu sem revelar seus sonhos não realizados. Nunca falaram, "Se tivesse tido a chance de estudar ... ", mas naqueles tempos não havia muitas escolhas para o sexo feminino.
Quando jovem, ninguém tem tempo para OUVIR conselhos, menos ainda para se preocupar com PROBLEMAS alheios, mesmo quando esse alheio é da própria família.
Quando a nossa vez chega, tudo se repete, assim como foi com as nossas Avós e Mães.
A maternidade é igual para todas as mulheres, as vezes requer mais daquelas que têm filhos especiais e/ou que não têm condições emocionais ou financeira.
SIM! A maternidade requer boa estrutura emocional, rede de apoio e condição financeira.
Lavei muitas fraldas, muitas mesmo, apesar de já existirem as descartáveis que meus bebês usaram nos acontecimentos importantes, passeios e olhe lá. Nos anos '80 fralda descartável só havia mesmo as da Johnson's e custava literalmente os olhos da cara. Quantas vezes chorei ao lavar as fraldas de pano do meu primeiro filho e perguntava, "Será que estudei tanto nessa vida só para limpar bunda e lavar fralda, Deus?" Nunca chorei pitangas às minhas amigas, mas sentia muito orgulho e feliz quando ouvia que meu filho era lindo, tão bem cuidado, cheiroso e esperto.
Se comprei comidinha pronta? Sim. Umas duas vezes só por praticidade, e curiosidade também, porque a papinha que eu faço é mais gostosa e muito mais em conta.
Confesso que nunca tive insônia por causa de filho pequeno, mas já perdi horas e horas de sono por causa de marido e filhos crescidos que perderam a noção das horas porque estavam se divertindo.
Se comentei algo com a minha Mãe?
Com certeza. Ela disse que havia me prevenido. Minha Avó também.
Acho que não prestei a devida atenção. 🤔