OBVIEDADE TRANSCENDENTAL
76742
Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
A passagem do tempo e da vida em nós, além de ser uma situação imperiosa e, também, implacável. Porque no início ninguém tem a exata noção do que será ao final. E tal afirmação possa parecer extremamente óbvia, e é, mas não haverá quem escape disso.
A sabedoria popular possui conteúdo suficiente para explicar tudo o que acontece no mundo. Pelo menos em tese, diga-se. Aí é onde entra uma delas: " a verdade sempre aparece". Mas quem é que diz que todos sabem disso? Penso que poucos.
A insistência com que algumas pessoas que possuam e seguem uma determinada religião, afirmam que somos todos iguais. Ninguém é melhor do que ninguém. Como diria aquele personagem da TV: "cabe controvérsia!". E claro que cabe. E muitas.
A princípio, é imperioso que somos diferentes uns aos outros. E sob vários aspectos. Eu pegaria como exemplo a Filosofia, que através de alguns seres diferentes dos demais, mas dentre eles mesmos, também, apresentam uma gama de situações. E com explicações profundas. Mas que mesmo assim não formam um só conceito entre todos. Haverá, sempre, uma divergência. Ou distorção.
É de se imaginar que a pior distorção que exista entre as pessoas no mundo seja a incapacidade de pensar com profundidade. Só a uns poucos isso acontece. Então fica difícil o convívio entre todos. E nem ousaria concordar com Nelson Rodrigues, quando daquela sua afirmação de que "toda unanimidade é burra!". Mas quanto mais consciência, mais equilíbrio. Isso não pode ser contestado.