Pavão Misterioso
Acho que os mais adentrados nos anos, principalmente aqueles que eram jovens na década de 70, lembram-se da música "Pavão Misterioso", de Ednardo. Ele fez parte da geração da música cearense junto com Fagner e Belchior. Essa música "Pavão Misterioso" tocou muio no tempo da ditadura, virou hit da esquerda, no começo havia esses versos: "Pavão Misterioso, pássaro formoso/ Tudo é mistério nesse teu voar/ Mas se eu corresse assim/ Tantos céus assim/ Muita história tinha para contar...".
O Pavão misterioso é também um famoso folheto de cordel. O ôo dele é curto, ele é mais de posar, é vaidoso. No sertão chamam o metido a saberoto de Pavão Misterioso, é sinônimo de chato de galochas. No jogo do bicho é grupo 19, difícil de ser sorteado.
Mas agora surgiu uma espécie de página na internet usando o nome de Pavão Misterioso. Uma reação da direita aos vazamentos do site The Intercept. Mas um página ou movimento anônimo, sem identificação. Covarde, por que nao se identificar? Tão com medo de quê? Só vai rindo. Trata-se de algo tão bobo e desmoralizado que o cantor e compositor Lobão, um dos ícones da nova direita ostou no twitter:
"Um país que se rende a um factóide cretino, histérico infantilóide como Pavão Misterioso está condenado ao eterno suplício da cegueira e vulgaridade e de submissão. Nada justifica essa forma. Nada".
Lobão teve um lapso de sensatez democrática. Inté.