CRÔNICAS

“VAR” EM REVISÃO!

Veio para auxiliar nas arbitragens dos jogos de futebol, e, no entanto, pulula os comentários contrários ao que na realidade esse dispositivo eletrônico pode proporcionar nas decisões nas revisões dos gols e em lances de extrema dúvida!

Ficamos entre “as interpretações do árbitro”, e, o que, a autenticidade do “Vídeo Assistant Referee” mostra?... Vejo, em minha opinião, uma tentativa de colocar na mesa, pratos suculentos de “pelos em ovos” e, de preciosismos que são levados às polêmicas, e, acabam atrapalhando a dinâmica das partidas!

O feitiço está virando contra o feiticeiro: “O VAR está agora em revisão dele próprio”; Afinal, está se fazendo bom uso dele?... Até que ponto o árbitro é realmente a autoridade máxima dentro do campo?...

Não será, que, o preciosismo de detalhes, “pelo em ovos”, está tirando a dinâmica do jogo, com o excessivo tempo parado onde o juiz se dirige ao vídeo, a procura de pelos em ovos?

No frigir dos ovos, vai que o VAR acaba sendo o verdadeiro juiz das partidas e os árbitros um mero auxiliar?... Há que se considerar ainda, que, os operadores do VAR escondidos e protegidos da visada direta da torcida, se comunica por aparelhos auditivos com a arbitragem, tomando e roubando excessivo tempo com explicações e revisões, que, poderiam ser tomadas pelos juízes!

Essa tecnologia veio para polemizar, pois, possui a faca de dois gumes: Pode dirimir dúvidas, mas, também cria-las, como estamos já irritados em vê-las!

Na verdade o VAR tira o encantamento e o romantismo do velho futebol, em quer pese todas as falhas dos árbitros! Afinal, errar é humano!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 16/07/2019
Código do texto: T6697297
Classificação de conteúdo: seguro