"SEMPRE AMIGOS" UM FILME COMOVENTE E COM LIÇÕES DE VIDA

​Tem filmes e filmes, uns são eternos, outros passam batidos. Nos considerados eternos, digito aqui o meu escolhido, "SEMPRE AMIGOS" do diretor Peter Chelson. O filme é de uma sensibilidade deslumbrante, vai a fundo da nossa alma. O enredo trata de valores fundamentais e eternos para humanidade. Amizade é o principal carro chefe desses valores.A história do filme mostra amizade entre dois adolescentes, Max Well e Kevin Dillon. Max um adolescente com um corpo avantajado , tendo uma idade avançada para sua série, repetiu por duas vezes a série em que se encontra.Tem dificuldades de absorver os conteúdos e também de leitura. Vítima de bullying por ser gordo e não ter uma relação social esperada pelos colegas , é um menino introspectivo. Mesmo sofrendo os abusos de bullying ele não usa da sua força para se defender. prefere se isolar. Ele usa o pacifismo , o que mais tarde quando conhece Kevin , seu futuro amigo, dirá, "pacifismo não é a minha praia".

Kevin Dillon é o recém chegado de uma cidade dos Estados Unidos, vai tornar-se seu vizinho. Kevin tem uma doença degenerativa, precisando usar o auxilio de duas muletas. Mesmo sabendo da gravidade do seu problema, ele não se abate, é muito esperto e dinâmico. É um adolescente muito inteligente, é o que se pode chamar de nerd.

A partir dai existirá uma amizade muito bonita entre os dois. O filme é muito bonito por mostrar além da amizade entre esses dois adolescentes , retrata a sensibilidade,o respeito, o afeto entre esses protagonistas. Encontraste , destaca a intolerância , a insensibilidade , o escárnio através dos adolescentes e alunos da escola. A película ressalta os dois lados do ser humano.

O diretor do referido filme teve uma sacada genial ao colocar durante todo o transcorrer do filme ensinamentos , lições de vida do livro o rei Arthur que vai acompanhando através de capitulo do livro partes do desenvolvimento da história dos protagonistas. O enredo do filme ao mesmo tempo que é profundo, é ao mesmo tempo leve, sem aquele dramalhão , mesmo cinófilo sabendo onde chegaria final de Kevin. Sem dúvida o filme é uma lição de vida.

Kevin é vítima do preconceito por sua deficiência física não só por seus colegas , que o chama de corcunda de Notre Dame , como também pela diretora do colégio que coloca dificuldades para que o adolescente participe de jogos esportivos, como basquete.

Uma das partes mais interessantes do filme, embora todo o filme é um deslumbre,é quando Max Well cita logo no inicio do filme o juramento do rei Arthur aos seus comandados: "Nós seremos irmãos disse o rei Arthur, lutaremos por todos que precisam de ajuda, seremos gentis com os fracos, mas severos terríveis com os cruéis ". Quantos de nós não desejamos benfeitores com esses que lute contra a crueldade do dia a dia?

Este filme é para ser exibido e ao seu termino abrir debates nas escola. Sei que existem problemas grandiosos nas escolas públicas, mas sei também que não existem em grande partes dessas escolas uma consciência de se fazer um trabalho com mais intensidade por parte do conjunto dos professores e o desleixo das direções em relação a esse tipo iniciativa. Talvez seja pedir demais.

inclemente
Enviado por inclemente em 15/07/2019
Código do texto: T6696149
Classificação de conteúdo: seguro