Doença Psiquiátrica: ainda um estigma!

Doença Psiquiátrica: ainda um estigma!

“Estigma é uma cicatriz... No âmbito religioso, é o nome dado para as feridas feitas por alguns santos e religiosos em seus corpos, na tentativa de representar as chagas de Jesus Cristo... ainda tem o significado de algo que é considerado ou definido como indigno, desonroso ou com má reputação... significado (que) se originou a partir de um antigo hábito de fazer uma marca com ferro quente nos braços e ombros dos criminosos ou escravos. Ajudava a identificar na sociedade qual indivíduo era dotado de má reputação ou que havia cometido alguma espécie de crime”. (transcrição livre de www.significadodeestigma.com.br).

Voltemos ao cronista.

Cheguei da fazenda, desci as coisas do costume, guardei os queijos, comentei sobre o tempero, acho que estará um pouco mais salgado, acomodei os limões chinas que levarei para o meu amigo que cuida de meus outros amigos amanhã cedo, mostrei as mexericas ponkans, já muito maduras, final da safra, não trouxe frango, não deu tempo, mas trouxe uma linguiça de porco fresquinha feita pela irmã Tereza. Pus 56 ovos na chocadeira. Fiz uma coisa que não posso falar, mas com isso protegi, acho, ainda não tenho certeza, 24 pintinhos de 7 dias.

São eles, os pintinhos e uma amiga, que motivam a crônica.

Eles, os pintinhos, estão dentro de uma gaiola. Tem ração, agua e uma lâmpada incandescente para aquecê-los. Não é que eles não tenham pai ou mãe, os filhos de chocadeiras tem pai e mãe, só não tem o calor do pai e da mãe, por isso precisam do calor do que for possível, neste caso, a lâmpada incandescente.

Os pintinhos vão crescer, serão frangas ou frangos. Azar dos que serão frangos, porque tão logo eles virem frangos, vou pegá-los cortar os seus pescoços, aparar o seu sangue e come-los com cerveja!

Mas eles nunca serão rotulados de doentes psiquiátricos, eles nunca terão seus corpos marcados a fogo, eles nunca serão desonrados, eles nunca serão acusados de crime, olhados com desdém!

Minha amiga, como os pintinhos, tem pai e mãe. Minha amiga, como os pintinhos, sei lá porque, não tem o calor do pai nem da mãe, e por azar, ainda não encontrou uma lâmpada incandescente.

Minha amiga, não é frango, não será decapitada, não será degustada com cerveja gelada.

Minha amiga foi rotulada de doente psiquiátrica, teve o corpo marcado a ferro quente, desonrada, olhada com desdém, como se criminosa fosse!

Ah! Minha amiga, encontre logo uma lâmpada incandescente!

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 15/07/2019
Código do texto: T6696100
Classificação de conteúdo: seguro