União Européia e Poder Suave

Recentemente li no jornal um texto interessante, o seu autor um professor universitário que ensina Relações Exteriores,comentou que estudiosos consideram a União Européia com um poder suave, o qual é o contrário do poder duro, este característico do uso de forças armadas ara fazer valer a vontade um país ou grupo de aliados.

Vejam bem, o tal poder suave demonstraria apenas capacidade de influência e persuasão, mas não imposição. Assim, a União Européia é um poder suave e mão pode se firmar entre os principais atores do cenário internacional porque nao dispõe do elemento essencial: forças armadas pujantes com capacidade de fazer guerra e e de defender seu território.

Há especialistas que defendem veementemente que a União Européia precisa se integrar também militarmente para defender suas fronteiras exernas e para se firmar como potência no cenário internacional. Precisaria,portanto, desenvolver o poder duro. e ainda teria que superar o problema do Brexit.

Para mim, não entendo de política internacional, a Uniao Européia não deveria deixar o poder suave. No mundo glon=balizado os exércitos não têm mais serventia, mas a tecnologia. A tenologoa e a paz. Sou pelo poder suave. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/07/2019
Código do texto: T6695438
Classificação de conteúdo: seguro