Canonização desnecessária

Com certeza sou um dos recantistas que mais citam e homenageiam o saudoso arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que é chamado aqui de Dom do Amor, inclusive às vezes transcrevo crônicas e cito frases dele. Fui- e continuo sendo - grande admirador de Dom Hélder. Para mim foi um dos maiores vultos não só da religião mas da luta em favor dos direitos humanos e contra a ditadura e em favor da liberdade e da democracia. Foi proibido de falar nas rádos, televisões e de se citado na imprensa no empo da ditadura, teve até sua residência metralhada e um dos seus assessores, o Padre Henrique foi assassinado por elementos ligados à ditadura. Dom Hélde nunca esmoreceu e nem nunca temeu o arbítrio, andava a pé pelas ruas e pontes do Recife. Quando visitou o Brasil, no Recife, joão Paulo II chamou-o de irmão e irmão dos pobres, mas o Vaticano nunca o promoveu a Cardeal para não contrariar a ditadura.

Agora, li no jornal, estão falando que vão canonizar Dom Hélder. Para quê? Seria apenas um ritual ou uma espécie de mea culpa, autocrítica. Não serviria absolutamente para nada. or quê? Porque para o povo Dom Hélder já é um santo, independente da vontade do Vaticano. Coo Padre Cícero, repito já foi canonizado pelo povo. Fosse vivo, diante das ameaças e situação d país, repetiria sua frase famosa: "Quanto mais escura a noite, mais carrega dentro de si a madrugada". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/07/2019
Código do texto: T6695433
Classificação de conteúdo: seguro