A qualidade no trabalho

O mundo do mercado mudou muito nestas últimas décadas,com novas técnicas e tecnologias,treinamento de pessoal e novos materiais . Alguns setores se destacaram mais ; outros, ainda estão engatinhando a muito custo.

Podemos ver setores antes não muito apreciados , tomando a dianteira do ranking de crescimento,como por exemplo,os de estética,de pets e afins, de spas , academias e empresas de viagem.Porém, outros setores,como da educação e ou saúde,houve um retrocesso em certos lugares,pois ainda se pensa e se age como no século retrasado.

Segundo algumas pesquisas,a qualidade no trabalho é um dos itens mais pesquisados e discutidos ,hoje em dia,tendo em vista a grande preocupação por uma vida mais saudável. E nessa pauta, entram desde as horas de trabalho adequadas a cada setor, bom atendimento , treinamento de pessoal, material adequado e de segurança,até uma boa gestão com gestores capacitados.

A qualidade no trabalho também implica, indiretamente , em uma qualidade do trabalho. Funcionário capacitado gera um público satisfeito. Gestor competente e treinado mostra o sucesso da empresa ou do setor.As relações interpessoais devem estar bem firmadas e em práticas sempre pra isso acontecer, não deixando espaço para o bullying empresarial ou assédio moral trabalhista,por exemplo. Um ambiente onde todos os envolvidos nas suas tarefas tem uma boa relação, traz consequentemente, um desenvolvimento pessoal e profissional benéficos para todos.

Atualmente , até técnicas de relaxamento ou do exército em workshows são usadas para sanar a síndrome do pânico e outras neuroses dos funcionários , aumentando assim a auto-estima e a produtividade .Ou então, meditação, yoga , exercícios laborais ,que juntaram-se a sessões de terapias,para uma melhora da qualidade no trabalho. Só não melhorou a faixa salarial da maioria dos setores, infelizmente. Porque... mente sã, corpo são e produtividade em alta. E pra você,o que é a qualidade no trabalho?