Imaginação: vale a pena ler
Sabe aquele momento em que você passa minutos antes de dormir e até no outro dia à tarde refletindo sobre a sua própria poesia? Pois bem, ser poeta é também receber surpresas de um poema até quando este foi produzido por você mesmo. Às vezes a gente acaba criando uma poesia de um assunto que a gente nem pretendia, que nem passava pela cabeça. Aí começamos a escrever, as ideias surgem como uma lâmpada na escuridão e isso dá mais certo que o esperado. A imaginação é mesmo um presente. Ela serve para tanta coisa, uma pena tantas pessoas terem a tal "preguiça cognitiva", isto é, não pensarem e nem refletirem sobre as coisas. Já dizia o próprio Albert Einstein: "Imaginação é mais importante que conhecimento". Como pode, um físico, alguém no ápice do conhecimento científico ter colocado a imaginação acima do conhecimento?! É porque antes do surgimento do conhecimento, algo surgiu na imaginação de alguém, e lá para mais tarde nasceu o tal do conhecimento. Daí a gente percebe o quanto é importante manter a imaginação aguçada, porque então ela veio antes da reverenciada racionalização das coisas. A imaginação proporciona mil e uma maravilhas na mente de quem cria um poema, um conto, uma crônica, seja lá qual for o processo criativo. Imaginar é mergulhar-se em grandes e fortes ondas sem limite algum.