POR QUE ELE É MITO?

Claudio Chaves

kafecomleit@hotmail.com

ELE É MITO PORQUE...

Mitos são construções do imaginário popular (folclore); não existem de fato.

Mitos são construídos como forma de impingir no imaginário coletivo contrassensos que pela lógica e pelo pensamento crítico seria impossível.

Os mitos não precisam provar nada do que falam ou dizem fazer. Aliás, nem a própria existência, já que são arquétipos do folclore.

Os mitos sempre surgem, se desenvolvem e crescem proporcionalmente ao nível de ignorância ou de interesse particular dos que, de fato, lucram com sua construção.

Mitos são, desde que o mundo é mundo, uma das mais eficazes estratégias de manipulação consentida (como todas são).

Mitos não têm limites nem parâmetros para suas ações, já que não são baseadas em nenhum postulado ou lei científica – mitos são axiomas.

Mitos existem como resultado do assentimento dos que os aceitam como tais numa resposta à angustiante necessidade de resoluções de problemas dos quais estão convencidos serem incapazes de resolver por iniciativas próprias e meios racionais.

Mas...

é recomendável não olvidar:

os mitos são sempre superados pela realidade, embora muitos se firmem como verdade por séculos.