Ficha de Subversivo

Estou sendo alvo de grande gozação. Acabou definitivamente minha fama de subversivo e de combatente ativo do socialismo nos tempos da ditadura e até antes dela. Não que eu tivesse tido um papel importante, mas tinha pelo menos um pouco de fama, talvez devido ao bocão. Fui mesmo considerado subversivo por algumas pessoas. E perigoso para uma meia dúzia, mesmo mina ação tendo se limitado a por alguns meses ter sido secretário do MDB em Pesqueira, e em Arcoverde torcedor de Arraes e Julião, fazendo zoada nos bares. Só. Mas nunca desmenti minha fama de subversivo, fazia até discursos inflamados em mesa de bar, sem ser levado a sério.

Como a fama ruiu? Explico: um sobrinho e afilhado está fazendo uma tese de mestrado sobre os militantes de esquerda pernambucanos. É meio gozador e então quando fez uma pesquisa nos antigos documentos do Dops de Pernambuco procurou minha ficha de subversivo.E encontrou. Encontrou e tirou várias cópias. Na danada da ficha só havia o meu nome, filiação e a anotação das atividades subversivas: "Em 1962 assinou a lista pedindo a legalização do PCB". Só, uma ficha mixuruca. Ora, ele distribuiu a danada com varias pessoas e gozação começou. A minha fama de subversivo foi pro beleléu.

Confesso que fiquei amuado, chateado, preferia ter mantido a fama. Virei apenas um subversivo em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2019
Código do texto: T6690865
Classificação de conteúdo: seguro