Irrelevância total

Quem é velho e cansado e não entende quase nada das novas tecnologias, meso sabendo que sua opinião não vale absolutamente nada, sempre se queixa das mudanças e, principalmente, dos saltos dessas mudanças. E mais do que isso se aflige com o que virá no futuro, mesmo que não esteja presente, mas teme pelas novas gerações.

É comum as pessoas mais jovens divergirem e até debocharem do temor do mais velhos. Não procuram nem averiguar a base desse temor, simplesmente acha que é besteira de velho gagá. No meu caso su gozado frequentemente, mas não deixo de me espantar com o avanço da tecnologia e sempre que posso leioum pouco sobre o assunto. Li, por exemplo, o livro de um historiador judeu jovem, Yuval Noah Harari, Sapiens". Um livro extraordinário. Agora, peguei outro dele, este do currículo do meu neto, na certa ele nao vai ler, mas fazer de conta que é maravilhoso: "21 lições para o século 21". Um livro que deve ser ido por todos, independente de idade ou ideologia.

Logo no inicio na introdução ele assusta:

"... Então para onde caminhamos?

"Essa pergunta é especialmente incômoda, porque o liberalismo está perdendo credibilidade justo quando as revoluções gêmeas da tecnologia da informação e na biotecnologia enfrentam os maiores desafios com que nossa espécie já deparou. A fusão das duas áreas pode em breve expulsar bilhões de seres humanos do mercado de trabalho e solapar a liberdade e a igualdade. Algoritmos de Big Data poderiam criar ditaduras digitais nas quais todo o poder se concentra nas mãos de uma minuscula elite enquanto a maior parte das pessoas sofre não em virtude d exploração,mas de algo muito pior: a irrelevância".

É muito triste. Apavorante. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/07/2019
Código do texto: T6689571
Classificação de conteúdo: seguro