RELATIVO VERSUS ABSOLUTO
RELATIVO VERSUS ABSOLUTO
BETO MACHADO
Tive observando, à luz da psicologia política, o “salto de qualidade” demonstrado pelo eleitor brasileiro, no tocante ao interesse por assuntos políticos. Houve uma espécie de soerguimento nas participações do povo em ambientes presenciais ou digitais, por onde exalam, circulam ou fervilham atividades políticas. 99% dessa mudança, “essa evolução” devemos às redes sociais.
Grande percentual dos debatedores e comentaristas da internet, antes da existência da rede, jurava ser apolítico. Hoje, muitos se arvoram conhecer mais de ideologias que os cientistas políticos. E mais: se consideram donos e protetores monopolistas da verdade. Seja ela absoluta ou relativa.
Como meu espírito e minha alma são alimentados por música, empreendo um pequeno esforço para analisar alguns incongruentes comentários, indesejáveis, na minha página, porém, aceitáveis por meu ego racional e me remeto aos anos setenta, quando eu e meu parceiro musical Zé Carlos Vovô freqüentávamos o programa do ADELSON ALVES – O AMIGO DA MADRUGADA, ainda na Rua do Russel, na Glória.
Na época, Adelson produzira um LP do Conjunto Nosso Samba. Nesse disco tinha um lindo samba de autoria de Nelson Rufino, de nome JANDIRA. Quem detivesse a atenção na capa e nos encartes onde continham as letras e as fotos, imaginaria JANDIRA uma canção de amor ou de desamor. Mas que nada... A poesia desse samba mostra, sub liminarmente, a inclinação que, nós, brasileiros, temos pelo relativo em detrimento do absoluto. Desde que nos seja conveniente.
Como eu gostaria de colocar as expressões (salto de qualidade) e (essa evolução) totalmente despidas das aspas. Mas vamos seguindo... E, pra não deixar os amantes da boa música com água na boca, eis a letra (poesia) do NELSON RUFINO.
JANDIRA,
EU VOU CUSTAR PRA ME ESQUECER
DAQUELE SAMBA QUE VOCÊ
CANTOU PRA MIM
QUANDO A MADRUGA IA EMBORA
JANDIRA,
AQUELE SAMBA TEM UM QUÊ
QUE A GENTE GOSTA SEM QUERER
SEM MESMO ATÉ ANALISAR A POESIA
DEPOIS QUE A GENTE VÊ
O QUE VOCÊ TENTOU DIZER
A GENTE VÊ
QUAL A RAZÃO DO SEM QUERER
EU ME LEMBRO DE UMA PARTE
EM QUE VOCÊ FAZ BEM QUESTÃO
DE DIZER QUE A MENTIRA
TEM SEU DIA DE RAZÃO
E QUE EM TODO MAL EXISTE
ALGO BOM PRA SE TIRAR
ASSIM COMO NA BONDADE
TEM O QUÊ SE CONDENAR