UMA ESCRITA INERTE

O sangue doado no dia anterior corria o risco de coalhar na bolsa. Balouçava quase imprestável no tripé, sujeito ao descarte.

As plaquetas deveriam despencar dolentemente pela canícula.

A vida fluía a passos milionésimos.

O paciente permanecia moribundo, à espera de cura. Suas palavras eram impossíveis e desnecessárias porque eram inarticuláveis . Necessária e urgente era apenas sua reação clínica.

O smartphone na mão da acompanhante. Emudecida, ela apenas se materializa num paradoxo com o moribundo. A agilidade dos dedos no teclado virtual e a rapidez de raciocínio ao elaborar argumentos, à cabeceira do leito de vida que aos poucos se transformava em leito de morte.

As palavras eloquentes eram imprimidas num outro texto que o moribundo preferia deletar. Do paciente, argumentos evasivos não tinham mais razão de ser, por isso se calara.

A vida, como o texto do teclado não tinha mais qualquer lógica.

Hospital já foi definido como lugar para morrer. Voltou a ser lugar para prolongar a vida. De lugar para morrer, virou lugar para viver e retorna a ser lugar para morrer. Era agora um lugar de moribundos que buscavam a vida e de outros moribundos que se enterravam em vida.

E foi aí que o mundo se transformou num imenso hospital, ou seja, um lugar para se mortificar vivo.

As relações virtuais se tornaram vida-morte porque não possuem canais vitais como a canícula que conduz plaquetas.

Foi assim, entretanto, que o texto não oralizado se tornou clássico.

A moça inerte ao lado do moribundo. O vivo ali parecia ser apenas o smartphone, em cuja tela reluzente ela digitava com agilidade.

As palavras, que tinham a pretensão acentuada de eloquência, foram imprimidas num outro texto deletado. E, sem mais argumentos, a única opção era o emudecimento.

Os argumentos passaram a não exigir lógica. A lógica seria agora um fator execrável.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 05/07/2019
Código do texto: T6689013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.